CFOs optimistas mas preocupados com a crise
Um estudo da Accenture revela que os responsáveis máximos da área financeira das empresas estão cautelosamente optimistas relativamente ao crescimento das receitas, mas ainda estão preocupados com a incerteza do mercado.
De acordo com o estudo global da Accenture, que inquiriu 1250 executivos da área financeira, dos quais 24% são CFOs, em nove grandes economias, «61% dos inquiridos prevêem um crescimento anual de receitas igual ou superior a 5% até 2015, e um quarto destes executivos esperam um incremento de pelo menos 10%».
«Quase metade (45%) afirmou estar mais optimista face às perspectivas de crescimento das suas empresas este ano face ao ano passado. 28% esperam que o crescimento estabilize e 27% assumem-se menos optimistas face às perspectivas de 2012. No entanto, verificaram-se diferenças de país para país. O optimismo é maior no Brasil e na Índia. Os executivos no Reino Unido mostraram-se menos optimistas este ano face ao ano passado», detalham os especialistas da consultora de Gestão.
Contudo, «independentemente de terem uma visão geral mais optimista, os executivos financeiros dizem que a incerteza económica, os preços dos bens, a volatilidade e a mudança das expectativas dos clientes estão a ter um grande impacto nas suas capacidades de prever o desempenho dos negócios. E, de acordo com 82% dos executivos financeiros, eles têm acesso a apenas metade ou menos da informação de que necessitam para fazer essa previsão do desempenho dos seus negócios», refere o estudo da Accenture.