Há uma procura crescente por analistas funcionais. Se a área o atrai, veja esta Academia (até pode experimentar uma acção de formação gratuita)

Inovar tanto no negócio, como no uso da tecnologia é um claro imperativo para que as organizações vinguem no mercado actual. Neste contexto, o papel de um analista funcional é fundamental na procura por soluções tecnológicas que melhorem os processos e sistemas de informação das organizações. O seu valor é reconhecido pelas empresas de todo o mundo, o que se traduz numa elevada procura por estes profissionais.
Consciente desta procura, a Rumos aposta no lançamento de uma nova Academia dedicada ao desempenho destas funções. A nova Academia Analista Funcional, com uma duração total de 161 horas, arranca a 17 de Novembro, e há condições especiais para inscrições realizadas ainda no mês de Setembro.

A Academia Analista Funcional foi criada para preparar profissionais para desempenharem, com sucesso, todos os aspectos inerentes a esta função. Para tal:

  • Desenvolve competências técnicas: aborda os conceitos fundamentais de modelação de processos, análise de dados, análise de negócio e gestão de requisitos, metodologias ágeis de gestão de projectos e desenvolvimento de testes;
  • Desenvolve competências comportamentais, nomeadamente a gestão da relação com os vários stakeholders;
  • Privilegia o saber-fazer, através da utilização de várias ferramentas e técnicas úteis para uma melhor e mais adequada análise funcional;
  • Permite a demonstração dessas competências através do acesso a uma Certificação Internacional: EXIN BCS Foundation Certificate in Business Analysis.

O foco do Analista Funcional é o cliente, e aliado à tecnologia, actua como elo entre os utilizadores e a equipa técnica. As suas principais responsabilidades incluem o levantamento e análise de requisitos, o estudo dos processos e sistemas existentes na organização e a proposta de soluções e atualizações tecnológicas adequadas. São responsáveis pela modelação de dados e preparação de relatórios de custo-benefício, realizam testes para garantir que os sistemas funcionam conforme o esperado e preparam manuais de utilizador e outra documentação técnica.

Os formandos que terminam as Academias da Rumos com sucesso ficam aptos a entrar no mercado de trabalho. As certificações (Microsoft, Cisco, Oracle, PMI, entre outras) comprovam o conhecimento adquirido, são reconhecidas a nível nacional e mundial, e valorizadas pela maioria das entidades recrutadoras quando escolhem um candidato como uma garantia das suas competências. A componente prática está presente ao longo dos projectos realizados nas aulas, e o contacto ou integração no mercado de trabalho é proporcionada pelo estágio, garantido a todos os que obtenham com sucesso as certificações, em empresas de média e grande dimensão nas áreas de TI, Banca, Seguros ou Software Houses.

No contexto do lançamento da nova Academia, a Rumos prepara ainda uma Happy Techie Hour para dar a conhecer as boas práticas na Análise Funcional: como saber ouvir as necessidades do cliente, como ajudá-lo a estruturar e a melhorar a sua ideia de Projecto, como gerir a necessidade de envolvimento de áreas diferentes, como gerir as reuniões de seguimento e por fim, como agilizar a validação e aprovação do documento de Análise Funcional.

Esta acção de formação gratuita, de curta duração, na modalidade de Live Training – formato online e síncrono – acontece no dia 27 de Setembro, das 18h30 às 20h00.

A inscrição na Academia Analista Funcional pode ser feita através do email formacao@rumos.pt.

Ler Mais