O antigo líder morreu. Vivam os novos líderes
O estudo do Hay Group “Best Companies for Leadership” relativo a 2013 elege as empresas que fazem a diferença em termos de liderança e traça um retrato das tendências actuais na gestão das organizações.
A análise da consultora é clara: as melhores empresas são aquelas que acumulam uma aposta constante na inovação e na excelência operacional. Procter & Gamble, Microsoft e General Electric são as três primeiras empresas de uma lista que destaca as empresas cuja liderança é decisiva para resultados de excelência.
O estudo “Best Companies for Leadership”, da consultora Hay Group, referente a 2013, considera que a inovação e a excelência operacional devem ser as maiores prioridades das empresas – o que requer «um novo tipo de líder que possua um nível alto de inteligência emocional e capacidades cognitivas excepcionais», numa altura de grande volatilidade num mundo em mudança. Uma liderança «mais complexa do que nunca» que exige «competências muito diferentes daquelas que os CEOs têm exibido tradicionalmente».
Nesta oitava edição, que envolveu mais de 18 000 indivíduos em 2200 organizações a nível mundial, define-se o perfil dos novos líderes: estes «terão de ser capazes de ser flexíveis na sua utilização do poder, influência e estilo de liderança, fazendo mudanças instantâneas na sua abordagem para que consigam dar resposta a problemas operacionais. Recusando o estilo tradicional de “mandar e controlar”, estes líderes são agentes de mudança; construindo a ponte necessária entre o “core business” e os novos negócios emergentes que irão assegurar o futuro da organização».
Organizações do Top 20
As empresas que constam do Top 20 elaborado pela Hay Group, para além do seu foco na inovação e na eficiência operacional, mostram outro tipo de características. Uma delas é a aposta no “employee engagement”, explica o estudo: «Para moldar os líderes do futuro, estas empresas criam oportunidades para que todos possam desenvolver as suas capacidades de liderança», apostando no coaching e no mentoring.
Estas empresas recompensam comportamentos de colaboração. Com que objectivo? «Abordagens inovadoras não acontecem por magia a não ser que se recompense a colaboração entre, por exemplo, unidades de negócio», esclarece o estudo.
E, ainda, o foco no futuro. «A sustentabilidade é uma preocupação para um amplo grupo de stakeholders, essenciais para a cadeia de valor, cada vez mais notada pelos clientes quando fazem as suas decisões de compra, ou para os colaboradores, quando escolhem para que empresa querem trabalhar. Resumindo: os colaboradores importam-se com outros factores para além dos salários. A ética importa», resume o estudo.
Top 20 das “Best Companies for Leadership 2013”
1 Procter & Gamble
2 Microsoft
3 General Electric
4 Coca-Cola
5 Unilever
6 IBM
7 Wal-Mart
8 McDonald’s
9 Telefónica
10 Facebook
11 Intel
12 Samsung
13 3M
14 Nestlé
15 Siemens
16 Oracle
17 Citigroup
18 Caterpillar
19 Toyota
20 Ford Motor