Empresas nórdicas empenhadas em captar talento

Quidgest recruta jovens talentos Um estudo da Boyden, especialista em Executive Search, demonstra que investir na sucessão da liderança maximiza oportunidades de crescimento até 2020.

As empresas nórdicas estão planear investir na sucessão da sua liderança e na identificação de talento para conseguir uma mais rápida transformação e maximizar oportunidades de crescimento até 2020, mostra o relatório da especialista em Executive Search Boyden, baseado em inquérito a executivos de topo da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia sobre os seus planos de crescimento e expansão global.

O estudo “The Boyden Report: Nordic –“What’s driving the growth agenda for Nordic business leaders?” teve como base entrevistas a directores executivos e gestores de topo da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, assim como aos partners da Boyden da mesma região, que se focaram em temas como a confiança no mercado, crescimento, investimento, risco, recrutamento executivo, liderança nos Recursos Humanos e a agenda das administrações.

O relatório inclui ainda uma pesquisa por inquérito a 96 executivos sobre investimento, condições económicas actuais globais e regionais, estratégia de Gestão de Talento, prioridades para o recrutamento de executivos e planos para a estruturação dos Recursos Humanos, explica a empresa.

A Boyden revela três grandes conclusões:

Investimento. «Grande parte das organizações ou sucursais na região estão a investir no futuro, e não em cortes de custos. Na Suécia, 77% das empresas inquiridas vão focar-se no investimento, comparando com 23% que vêm com mais importância os cortes dos custos. 81% das organizações norueguesas, 60% das empresas finlandesas e 64% das dinamarquesas vão também encarar o investimento como primeira prioridade».

Gestão de Talento. «O principal foco dos quatro mercados foi “identificação e promoção do talento de topo”, comparado com pontos menos prioritários como “actualizar as competências de gestão” e “alinhar competências com as mudanças na indústria.” Na Suécia, 95% dos executivos inquiridos apontaram a identificação e promoção de talento como máxima prioridade, também 73% na Dinamarca, 65% na Finlândia e 57% na Noruega apontaram o mesmo.»

Recursos Humanos (RH). «Para os RH, a maior prioridade nos mercados nórdicos é “melhorar a gestão de talento para aumentar as capacidades de liderança e skills para o futuro.” Outras duas prioridades para quem desempenha funções de RH são: o aumento da utilização de KPIs para mostrar a contribuição de RH, para uma média de 50% dos participantes em todos os mercados inquiridos, e a revisão da estrutura de remuneração, que é a segunda prioridade em 56% das empresas na Finlândia.»

Ler Mais