Que tipo de líder é?
Rudy Giuliani, Richard Branson ou Steve Jobs? Um artigo da revista Inc. ajuda-o a perceber a forma de liderar que mais se adapta a si.
Numa infografia elaborada pela revista Inc. – que poderá encontrar aqui – pode fazer o teste para descobrir que tipo de gestão é o mais parecido com o seu. Deixamos-lhe aqui os diferentes tipos de líder apontados pela revista:
O General. Este encontra o seu arquétipo no antigo mayor de Nova Iorque, Rudy Giuliani, na liderança da cidade aquando dos atentados de 11 de Setembro de 2001. Este tipo de líder, explica a revista, é «centralizador e inflexível, é eficaz num contexto de crise mas também é afectado por problemas morais».
O Líder-Modelo. O expoente máximo deste tipo de gestor é, claro está, Steve Jobs. Este é, explica a Inc., um líder que «define padrões elevados e lidera através do exemplo, mas também pode ter problemas em comunicar e partilhar o crédito» dos seus feitos.
O Team-Builder. James Sinegal, CEO da retalhista norte-americana Costco, é apontado como exemplo máximo deste tipo de líder. «Ao criar relações fortes com os colaboradores e dando-lhes muita liberdade, o Team-Builder encoraja uma comunicação aberta e uma lealdade feroz, mas pode fazer com que maus desempenhos não sejam corrigidos», explica a Inc..
O Coach. Sam Allen, CEO da John Deere, empresa norte-americana de produtos agrícolas, é o coach por excelência, sendo o mentor de «20 a 30 colaboradores de vários níveis da empresa». Este tipo de gestor é «paciente», encoraja os colaboradores a pensar em «objectivos de longo-prazo», mas, precisamente por isso, pode acabar por descurar o trabalho do dia-a-dia.
O Populista. Este tipo de líder é «criador de consensos, valoriza as ideias dos colaboradores e os processos democráticos, mas pode ser altamente indeciso», explica a revista. Kim Jordan, CEO da cervejeira New Belgium Brewing, é um dos exemplos deste tipo de líder.
E, finalmente, o Visionário. Richard Branson, fundador do Virgin Group, Bill Gates, fundador da Microsoft, e Barack Obama, actual presidente dos Estados Unidos da América, são líderes que, salienta a Inc., «são visionários, definem padrões claros e inspiram com o seu sentido de missão». Contudo, estes líderes «podem ser autoritários», remata o artigo.