Voz dos colaboradores na base da nova imagem e marca do “novobanco”
Novo Banco iniciou hoje o processo de mudança de imagem. Agora é “novobanco” e apresenta-se com uma nova imagem assente numa identidade visual inédita criada com a voz dos colaboradores.
As palavras “Novo” e “Banco” juntaram-se, transformando um adjectivo comum num substantivo – novobanco. A nova identidade assume também uma nova cor. Ao verde juntou-se o azul do mar, integrando na sua representação cromática a nossa portugalidade.
O processo colaborativo de criação da identidade visual da marca passou pelo desenvolvimento de uma app na qual os colaboradores do banco gravaram a sua voz. A onda de voz individual gerada transformou-se através de um modelo matemático e digital, numa onda voz colectiva «que representa a voz dos que diariamente são a componente mais importante da relação do banco com os seus clientes».
O novobanco desenvolveu ainda uma nova assinatura de marca, “Juntos fazemos o futuro” – que evidencia e reforça a ambição e o envolvimento dos vários stakeholders, especialmente clientes e colaboradores, neste processo de reconstrução do banco.
A expressão visual da marca foi também consolidada com uma nova identidade sonora, e soundlogo, criada especialmente pelo compositor português Luís Clara Gomes (Moullinex).
António Ramalho, CEO do novobanco afirma: «Este é um conceito que sublinha a união, o espírito colaborativo e o trabalho conjunto para o bem comum e do qual muito nos orgulhamos. Esta é uma forma inovadora de salientarmos o amanhã que queremos construir, não apenas dentro do banco, mas também, e sobretudo, para os nossos clientes, para as pessoas, empresas, e para a economia do País».
Este processo de mudança de imagem, surge após a conclusão de um processo de transição e restruturação do Banco que decorreu nos últimos sete anos. «Este é o caminho que queremos continuar a traçar, um caminho de rentabilidade e de futuro», sustenta António Ramalho. Esta nova imagem marca o momento em que o novobanco redirecciona-se para o futuro, com determinação e empenho de todos para implementar o plano estratégico, Fazer Futuro, que aponta o caminho, objectivos e ambições para a triénio 2022/2024.
A nova imagem estará presente em todos os canais de comunicação do Banco, desde os canais digitais, ATM, POS e cartões, assim como na rede de balcões. O processo de aplicação da nova imagem na rede física será progressivo, estando previstos 50 balcões até ao final desta semana, cerca de 100 até ao final do ano, com a restante substituição a acontecer ao longo de 2022.
O processo colaborativo de criação da nova imagem do Banco foi apoiado pela agência de publicidade BBDO, em parceria com a agência de branding Brand Practice, e com a empresa tecnológica, Innovation Makers. Foi esta equipa que garantiu a primeira marca portuguesa criada pelos colaboradores de uma empresa.
A campanha de publicidade estreia hoje ao final do dia, nos principais canais de TV e rádio, estando também prevista presença na imprensa, digital, redes sociais e de mupis.