Já ouviu falar do direito a desligar. Mas conhece os benefícios (para colaboradores e empresas)?

Sem dúvida que é benéfico para os trabalhadores desligar do trabalho. Para as empresas, há também benefícios a médio e longo prazo, isto porque se traduz num maior compromisso com o trabalho, mais motivação e menos desgaste ou esgotamento dos trabalhadores. O Ekonomista partilha alguns benefícios desta prática.

Tome nota:

1. Melhorar o desempenho no trabalho
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental. Para que aconteça em pleno, deverá haver uma separação vincada. Ao conciliar trabalho e descanso de forma saudável, quem sai a ganhar são mesmo ambos.

2. Não acumular estados de humor negativos
Toda a gente que trabalha sabe que há alturas mais difíceis e stressantes, decorrentes dos processo de trabalho em si e das relações entre as pessoas. Uma boa forma de dissipar essas energias é mesmo através da desconexão total.

3. Combater o vício de estar constantemente online
Obviamente isto não se resume à questão do trabalho, mas é um bom primeiro passo. Deve fazer um esforço para se distanciar da tentação de estar constantemente à espera de novas notificações no telemóvel.

É possível ser-se competitivo e altamente eficiente durante o horário de trabalho que nos é devido cumprir. Estender isso a 24 horas por dia, por mais estranho que pareça, pode fazer piorar o nosso desempenho profissional, ao trazer a saturação para o prato da balança.

4. Aumentar a frescura mental e de espírito sempre que se voltar a pegar no trabalho
Um trabalhador que regresse ao trabalho de cabeça fresca vai ter muito maior discernimento e disponibilidade para enfrentar uma nova jornada de trabalho.

Embora o direito a desligar do trabalho não exista oficialmente como um direito por si só, é possível viabilizá-lo, invocando algumas leis que já constam da legislação portuguesa.

Por exemplo, o artigo 29.º do Código do Trabalho, aborda a questão do assédio por parte do empregador. Assim, aqui pode englobar-se esta questão de não poder pressionar o trabalhador para estar ligado ao trabalho a toda a hora.

5. É possível ser mais produtivo a trabalhar remotamente
Se ceder a todas as tentações e resguardar-se de ser solicitado na sua casa enquanto trabalha, o facto de estar completamente descontraído no seu próprio habitat poderá dar-lhe uma outra concentração que num escritório poderia não ser possível. Aproveite o facto de estar à vontade para dar o seu melhor em tudo o que faz.

Ler Mais