Link Me Up – 1000 ideias está de volta. Estudantes do ensino superior são chamados a pensar soluções para desafios reais das empresas. Já abriram as candidaturas
Está a decorrer, até dia 13 de Março, o processo de candidaturas para a terceira e quarta edição do projecto Link Me Up – 1000 ideias, liderado por um consórcio de 13 Institutos Politécnicos portugueses.
O projecto consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior de diversas áreas, empresas/organizações e professores que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação nos “casos”. Os “casos”, são problemas reais/desafios que as empresas/organizações colocam e que para os quais se procuram respostas, numa perspectiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.
As equipas de cocriação de inovação são constituídas por seis estudantes de diversas áreas disciplinares, um ou duas pessoas da empresa/organização e o facilitador (professor), que se reúnem semanalmente e trabalham os problemas e desafios reais das empresas, numa perspectiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura. Ao longo de 8/10 semanas, questiona-se, procura-se informação, discutem-se vários caminhos e culmina com a apresentação final e entrega de um relatório à empresa em inglês, língua do desenvolvimento do projecto de cocriação de inovação.
Todos os dias as empresas são impactadas com novos desafios de natureza legal, económica, social, tecnológica, ambiental e internacional, além da incerteza e mudança. É neste contexto que a cocriação da inovação é importante, apresentando-se como uma solução aos desafios. Os estudantes do ensino superior são os consumidores do futuro e podem ajudar as empresas a preparem-se e a posicionarem-se para este target, bem como para as tendências e mudanças que se esperam nas organizações.
As candidaturas para os estudantes que queiram participar nestas edições são feitas no portal do projecto nos Politécnicos participantes.