Quer emprego (quase) garantido? Estes bootcamps têm perto de 100% de empregabilidade (e logo nos primeiros seis meses)
A escola de código Le Wagon divulgou os dados do seu estudo anual Student Outcomes Report, que pretende analisar a colocação dos alunos de bootcamps de programação no mercado de trabalho. Em média e a partir do campus de Lisboa, dos que activamente procuraram emprego 97% entraram no mercado de trabalho tech nos primeiros seis meses após o bootcamp , uma taxa de empregabilidade superior à média da Europa do Sul que corresponde a 94%.
Quem frequentou o bootcamp Le Wagon em Lisboa, demorou em média 22 dias para encontrar um trabalho em programação web ou ciência de dados.
A partir destas contrações, registou-se que as funções mais desejadas pelas organizações em Portugal nesta área são de Full-Stack Web developer, seguido por Data analyst, Front-end developer, consultor de Gestão e Estratégia e por último Back-end developer. Quanto à qualidade das ofertas de emprego, 42% dos inquiridos receberam duas a três propostas antes de aceitarem a definitiva, face ao 58% dos que aceitaram a primeira oferta de trabalho.
Nuno Loureiro, director-geral Europa do Sul na Le Wagon, refere que «é com grande satisfação que, ano após ano, vemos as métricas de colocação dos nossos alunos aumentarem. Hoje em dia, na corrida pelo talento tecnológico em Portugal, existe uma procura clara pela combinação entre uma base de lógica de programação robusta, boas capacidades de comunicação, trabalho em equipa e uma enorme vontade de aprender. Competências que os alunos da Le Wagon têm vindo a desenvolver e que atraem os nossos mais de trinta parceiros de recrutamento».Ricardo Gaspar, head of Microsoft Practice & Labs na PwC Portugal, parceiro de recrutamento Le Wagon, acrescenta ainda que «a PwC Portugal considera que o processo de upskilling é fundamental para o enriquecimento de talento na sua organização. A Parceria entre a Le Wagon e a PwC Portugal tem sido fundamental na captação de talento para a equipa de Solutions (Management Consulting), tendo em conta que as pessoas provindas da Le Wagon trazem experiência noutras áreas que, em conjunto com a aprendizagem do Bootcamp e a motivação de entrar na área de TI, faz com que sejam peças fundamentais na construção de equipas tecnológicas sólidas, diversificadas e com competências técnicas e interpessoais.»
O estudo tem por base os alunos de Web Development e Data Science no Sul da Europa em 2021, o inquérito contou com a participação de 60% homens e 33% mulheres, a maioria entre os 26 e os 30 anos.