Católica-Lisbon School of Business & Economics introduz cadeira dedicada aos negócios familiares nas suas licenciaturas
“Mastering Family Businesses” é a mais recente cadeira optativa, e transversal aos quatro programas de licenciatura, da Católica Lisbon School of Business & Economics dedicada à gestão dos negócios familiares.
De forma a preparar os alunos para a realidade no mercado de trabalho, uma vez que as empresas familiares compõem entre 65% e 80% do tecido empresarial europeu e 75% do tecido empresarial português, a nova disciplina “Mastering Family Businesses” pretende dotar os alunos de conhecimentos fundamentais e ferramentas básicas para que compreendam os desafiosassociados à gestão destas empresas.
Pretende-se ainda que os alunos assimilem as diferenças entre empresas familiares e outras organizações, bem como os seus traços distintos, que podem corresponder a forças únicas e vantagens competitivas, e os desafios da sucessão, uma vez que apenas um número muito reduzido das empresas familiares sobrevive às transições geracionais.
«Apesar de a ideia comum de que as empresas familiares são apenas pequenas empresas, a verdade é que também são grandes grupos e são responsáveis por 50% do emprego nacional (e 85% a nível mundial) e 65% do PIB português (e 60% na maioria dos países). Os nossos alunos compreenderam a importância desta realidade e contamos com uma turma onde a maioria são alunos estrangeiros e que, de acordo com os dados fornecidos pelos mesmos, cerca de 80% têm empresas na família», afirma Liliana Dinis, docente da cadeira de Mastering Family Businesses da Católica Lisbon School of Business & Economics.
As aulas, essencialmente práticas, com a apresentação de casos práticos de empresas como a Hermés, Henkel, Ford, HiPP, TATA, El Corte Inglés, Vista Alegre, CUF, Delta, Sogrape ou Zara, contam ainda com um painel de convidados para testemunhar sobre a realidade e os desafios das empresas familiares, como Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés; Alexandre Dias da Cunha, consultor na Cambridge Advisory Group; Anne Marie Faustino, Legal advisor na World Food Programm for the United Nations; Dinis Cunha, Sales director – International Markets · Delta Cafés e Lidia Tarré, administradora da Gelpeixe.