O papel dos CIOs nas empresas está a mudar?

CIONET premeia melhores CIOs portuguesesA área de TI está a deixar de ser encarada como uma actividade de apoio para passar a ser parceira de negócio. Conheça as conclusões de um estudo da CIONET sobre as principais tendências de TI para este ano.

A função dos líderes da área de TI está a mudar de forma estrutural à medida que as estratégias da área se alinham com as estratégias de negócio. Um estudo da comunidade de executivos de TI CIONET mostra que os CIO tendem a ver o seu papel alterado à medida que a empresa olha para as TI como um enabler de negócio, e não como uma mera actividade de apoio.

O estudo “Tendências para TI em Portugal” «questionou os responsáveis pelos departamentos de TI das organizações sobre a potencial criação de novas funções, como Chief Mobile Officer, Chief Data Officer, Chief Digital Officer, Chief Security Officer ou Chief Innovation Officer», detalha o estudo. E relativamente a esta questão, «os inquiridos mostraram-se conformados, referindo que o CIO deverá manter as suas responsabilidades, às quais se irão juntar novas funções e tarefas (42%).  Já 20 por cento dos entrevistados acreditam que os cenários actuais possibilitam a criação de Chief Innovation Officer, e 14% de Chief Digital Officer. Oito por cento referem que haverá lugar para a criação de CxO – outros decisores de áreas operacionais», lê-se no documento.

Investimento

Em relação a investimentos na área de TI, mais de metade dos responsáveis das empresas inquiridas prevê uma estagnação dos investimentos em TI neste ano face a 2013, com 54 por cento a tirar de cima da mesa a hipótese de um aumento do orçamento para a área.

Em 2014, o investimento em TI deverá recair principalmente «nas áreas de Business Intelligence (onde se inclui o Big Data) – 16% – o Cloud Computing e o Planeamento de Continuidade/Disaster Recovery (14%), o desenvolvimento de Apps (12%) e os segmentos de Bring Your Own Device (BYOD) e de desenvolvimento de Portais de Clientes ou Plataformas de Comunidades Externas (10%)», lê-se no estudo.

O estudo da CIONET incidiu em entrevistas a cerca de 40 CIOs ou responsáveis de TI de empresas de diferentes sectores de actividade através de formulários online.

Ler Mais