Como atrair e reter profissionais? Especialistas apontam os principais factores

Aposta nas questões salariais, nas soft skills, em planos de carreira, no “contrato psicológico”, são alguns dos factores que os especialistas apontam como de extrema importância para atrair e reter profissionais. Durante a conferência “Que profissionais teremos amanhã?” organizada pela AHRESP na Alfândega do Porto, os especialistas sublinharam: “A mudança inicia-se dentro das empresas”.

 

Joaquim Botelho, director de operações da F&B falou sobre o panorama de restauração e hotelaria, e sublinhou que «há uma falta de mão de obra qualificada para projetos e que estejam durante o período necessário para formação».

O profissional sublinha que o problema é que «não olhamos para o lado humano dos profissionais, para as soft skills, para aqueles que têm disponibilidade para se juntarem e que continuem nas empresas», e esse é um dos principais problemas no acto da contratação, onde o mais importante é o currículo dos profissionais.

Para Joaquim Botelho, repensar as soft skills dos candidatos é um dos passos fundamentais para encontrar talentos mais comprometidos e focados em aprender.

Por sua vez, João Silva, Hotel manager do Verride Palácio Santa Catarina sublinhou que «falta espaço para trabalhar no nosso país». Para ele há uma grande dificuldade em fixar talento em Portugal, que optam muitas vezes por emigrar em busca de melhores salários, o que dificulta o desenvolvimento do sector.

Catarina Guedes e André Cabete, estudantes da Licenciatura em gestão Hoteleira da Escoa Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto debruçaram-se sobre o tema e delinearam algumas estratégias que as empresas devem adoptar para captar talento.

Para ambos, as estratégias que as empresas devem adotar devem centrar-se nas questões salariais, em planos de carreira, numa visão de futuro.

Os estudantes abordaram ainda a «teoria do contrato psicológico», ou seja, o princípio da reciprocidade e a retribuição parte a parte entre a empresa e o colaborador.

Para materializar sugerem algumas iniciativas por parte das empresas como subsídios escolares aos colaboradores com filhos, descontos em produtos e serviços das empresas, prémios de produtividade, prémios de antiguidade, recompensas de saúde e bem-estar, e também o reconhecimento do desempenho como definição de metas e respectiva recompensação.

 

Texto: André Mendes

Ler Mais