Iscte abre nova escola em Sintra dedicada às Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade
A nova Escola Iscte-Sintra abrirá em Setembro com oito licenciaturas. A quinta escola do Iscte irá dedicar-se à investigação e ao ensino de tecnologias digitais, economia e ciências sociais.
As primeiras licenciaturas serão Desenvolvimento de Software e Aplicações; Matemática Aplicada à Transformação Digital; Política, Economia e Sociedade; Tecnologias Digitais e Educativas; Tecnologias Digitais e Gestão; Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial; Tecnologias Digitais e Saúde; Tecnologias Digitais e Segurança (Cibersegurança).
Estes cursos serão ministrados nas primeiras instalações da Escola Iscte-Sintra no centro da vila, entre o Centro Cultural Olga Cadaval e a Biblioteca Municipal. No futuro, a nova escola universitária funcionará num edifício que será construído de raiz na Portela de Sintra, a cinco minutos a pé da estação dos comboios de ligação a Lisboa (e a sete/oito minutos das actuais instalações). Os primeiros trabalhos de construção deverão ser adjudicados antes do final deste ano, prevendo-se que, a partir de 2026, o Iscte acolha cerca de 3000 estudantes nas instalações definitivas do seu novo polo.
«A ideia surgiu no início de 2018 por iniciativa da Câmara Municipal de Sintra – o concelho de Sintra é o segundo mais populoso do país e o que tem maior número de jovens entre os 15 e os 24 anos», afirma Ricardo Paes Mamede, o diretor da nova escola. «Na Escola Iscte-Sintra os estudantes dos diversos cursos e os investigadores serão chamados a compreender e a reflectir sobre as tendências da digitalização e as suas implicações éticas, ambientais, sociais, económicas e culturais. Através do ensino e da investigação, a Escola Iscte-Sintra procurará, não apenas impulsionar a transição digital em Portugal, mas também potenciar os seus benefícios e minimizar os seus riscos».
A nova Escola Iscte-Sintra irá juntar-se às quatro escolas sediadas em Lisboa, em Entrecampos: Sociologia e Políticas Públicas; Business School; Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Arquitectura.