Conheça os melhores em gestão de pessoas em Portugal
Podendo finalmente voltar a promover eventos sem restrições, foi perante uma casa completamente cheia que, na 11.ª edição dos seus Prémios, a Human Resources entregou 31 galardões, distinguindo o que de melhor se faz em Gestão de Pessoas em Portugal.
Por Ana Leonor Martins e Tânia Reis (edição de testemunhos) | Fotos Nuno Carrancho
Realizada num fantástico recém-inaugurado espaço n’ O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa, a cerimónia de entrega dos Prémios Human Resources (que também foi transmitida em directo, com mais de 31 mil visualizações), juntou cerca de 250 profissionais na maior celebração em Portugal no mundo da Gestão de Pessoas.
No universo empresarial, a Delta Cafés/ Grupo Nabeiro voltou a ser a grande vencedora, “bisando” o resultado obtido em 2021 como “Melhor Empresa”, ou seja, aquela onde mais profissionais gostariam de trabalhar, caso pudessem escolher livremente. Do mesmo modo, também a PHC Software repetiu o título alcançado o ano passado como “Melhor PME”, sendo assim a única detentora deste título até à data (já que a categoria se estreou em 2021).
No que respeita aos profissionais, mais “repetentes”: Nelson Ferreira Pires (Jaba Recordati) foi eleito como o “Melhor CEO” e Joana Queiroz Ribeiro (Fidelidade) como “Melhor Gestora de Pessoas” (distinção que tinha alcançado na edição de 2020). Carla Caracol (Grupo Renascença Multimédia) foi distinguida como “Melhor Directora de Recursos Humanos < 45 anos”.
Nas categorias individuais de atribuição directa pela redacção da Human Resources, houve uma novidade: o Prémio Comunicação em Gestão de Pessoas, entregue a José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal. Ainda nas categorias que não foram a votação dos leitores mais duas distinções: prémio “Carreira”, que reconheceu o comendador Rui Nabeiro, fundador da Delta Cafés/Grupo Nabeiro, e o prémio “Personalidade do Ano”, atribuído ao almirante Henrique Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada.
No total, foram atribuídos 31 prémios; 25 a empresas e seis individuais. A iniciar a cerimónia, Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group, fez notar que, «vivemos há mais de dois anos num mundo em estado de pandemia. Ao que se veio juntar uma guerra, na Europa. E, assim, tudo mudou», afirmou. «Mudaram as pessoas, mudaram as empresas, mudou a sociedade, mudou o modo como nos relacionamos uns com os outros, mudaram os métodos de trabalho, mudaram as necessidades que as empresas têm, mudaram as prioridades das pessoas… E se afirmamos que as pessoas são o melhor e maior activo que as empresas têm, cabe aos seus líderes e a todos aqueles que gerem pessoas, o papel de conseguirem as mantê-las unidas, colaborativas, participativas, com um verdadeiro espírito de equipa. Resumindo, mais do que nunca, a Gestão das Pessoas assume um papel primordial nas empresas e organizações. É uma função, um papel e uma área fundamental no sucesso das empresas », concluiu.
Recorde-se que a lista de pré-nomeados foi apurada pelo Conselho Editorial da Human Resources, em conjunto com a redacção da revista, com base em estudos publicados e nas boas práticas que as empresas e profissionais desenvolveram ao longo do ano anterior (2021). Desse conjunto alargado de empresas e pessoas, o Conselho Editorial escolheu os finalistas em cada categoria. Depois foi dada voz aos leitores, tendo a votação decorrido entre 2 de Março e 11 de Maio.
Excepção à votação exclusiva do público – e para além dos prémios individuais já referidos – são as categorias de Prestação de Serviços, para as quais são também chamados a votar os profissionais que integram o Barómetro Human Resources – administradores e directores de algumas das mais prestigiadas e representativas empresas em Portugal –, com as suas escolhas a determinar os resultados em 50%.
Os prémios foram entregues, em palco, por Manuel Lopes da Costa, sócio do Multipublicações Media Group, Ana Leonor Martins, directora de redacção da Human Resources, e Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group. Fernando Alvim assegurou a apresentação da cerimónia.
Leia o artigo na íntegra e conheça os testemunhos dos vencedores na edição de Julho (nº.139) da Human Resources, amanhã nas bancas. Pode também comprar online a versão em papel ou a versão digital.