Ainda não tem senha da Segurança Social? Saiba como pedi-la aqui
No site da Segurança Social Directa consegue ter acesso a vários serviços sem ter de se deslocar a um posto de atendimento. Com a senha da Segurança Social, pode consultar a carreira contributiva, requerer um subsídio ou até simular o valor que vai receber de reforma. O Comparaja explica quais os passos a seguir.
Porquê pedir a senha da Segurança Social Directa?
Tal como o Portal das Finanças, a Segurança Social Directa apresenta um vasto conjunto de serviços úteis para os cidadãos e empresas. Ao ter acesso a esta plataforma, evita longas filas e não perde tempo nos balcões de atendimento da instituição, para além de poder resolver vários assuntos no conforto de sua casa, de forma rápida e simples.
Os serviços disponíveis na Segurança Social Directa estão divididos em seis áreas distintas. Na área de conta-corrente onde pode verificar todos os valores a receber ou a pagar. Na área de família, pode consultar, por exemplo, o abono de família. Já na área dedicada ao emprego, pode acompanhar o subsídio de desemprego ou registar as declarações trimestrais.
A secção de doença é onde se emite, por exemplo, a declaração de situação de subsídio de doença. Existem ainda áreas para a acção social, onde se encontram os acordos de cooperação e pedidos de apoio para instalação de equipamentos sociais, e de pensões, onde pode pedir a sua pensão de velhice ou simular o valor da reforma.
Desde 2018 que se tornou mais fácil aceder à Segurança Social Directa. Em Outubro desse ano, a instituição disponibilizou um acesso imediato, tanto para o registo pela primeira vez na plataforma ou para a recuperação de senha. Para isso, é apenas necessário ter os contactos atualizados na Segurança Social, como o número de telemóvel ou endereço de email.
Como pedir a senha da Segurança Social Directa?
Para pedir a sua palavra-chave da Segurança Social Directa, já não precisa de esperar oito dias úteis até que chegue por correio, como antigamente. Agora, basta ter os seus dados correctos e ter o telemóvel consigo.
1. Registe-se
Comece por aceder ao site da Segurança Social Directa e, em seguida, clique na barra verde, com a opção ‘Efectuar Registo’.
2. Preencha os seus dados
Terá de introduzir o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e aceitar os termos e condições do serviço. Depois, preencha os seus dados pessoais de identificação, nome, data de nascimento, número do cartão de cidadão e número de identificação fiscal (NIF).
3. Indique os seus contactos
Este é um dos passos mais importantes: insira o seu email e o seu número de telemóvel, os dois meios de recepção da senha de acesso.
4. Escolha como quer receber o seu código
Seja por mensagem no telemóvel ou por correio electrónico no email, terá de indicar como quer receber o código de verificação. Quando confirmar tudo o que preencheu, irá receber o código de imediato. Em seguida, irá inserir esse código de verificação e validar.
5. Defina a palavra-chave
Por fim, defina a sua palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta e confirme. Sempre que precisar de aceder à plataforma, terá de usar esta senha, assim como o NISS.
Recorde-se que, para aceder aos serviços da Segurança Social Directa, pode também autenticar-se com a sua Chave Móvel Digital ou através do seu Cartão de Cidadão (mas deverá ter consigo um leitor de cartões).
A partir desta altura, estará pronto para utilizar quase todos os serviços a que tem acesso num balcão físico, mas sem esperas nem filas. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para garantir que faz uma utilização segura.
Cuidados a ter com a senha da Segurança Social Directa
Já falámos aqui sobre as vantagens de ter consigo a senha de acesso à Segurança Social Directa. Evitar filas e deslocações aos postos de atendimento, assim como poupar o seu tempo, são as grandes mais-valias de pedir esta palavra-chave.
Contudo, é importante não esquecer que esta senha deve ser gerida com cuidado, para não colocar em risco os seus dados e até a sua situação perante a Segurança Social. Para garantir que faz uma utilização segura e não cair em burlas, é importante estar informado sobre alguns procedimentos básicos de segurança. Assim, tome nota de alguns cuidados:
- Não partilhe a sua senha;
- Nunca associe à sua conta um número de telemóvel que não seja o seu, ou que desconhece. Caso contrário, a pessoa que tem esse número poderá fazer o que quiser com a sua conta (desde que saiba o seu NISS);
- Não siga instruções de desconhecidos;
- Nunca clique em links recebidos por email ou SMS;
- Se perder o seu telemóvel, altere os acessos imediatamente;
- Confirme a sua conta corrente regularmente (pelo menos a cada mês ou trimestre) para garantir que não há surpresas.