Grupo português de infra-estruturas de transporte faz actualização salarial de 6% (o aumento será maior nos escalões mais baixos)
A Brisa anunciou que vai actualizar em 6% os salários dos trabalhadores este ano, sendo os aumentos superiores para as categorias profissionais com escalões salariais mais baixos.
«Os trabalhadores da Brisa vão ter este ano uma actualização salarial de 6%, sendo também actualizada pelo mesmo valor a generalidade dos subsídios previstos no Acordo Colectivo de Trabalho (ACT)», refere a concessionária em comunicado.
Segundo acrescenta, «as revisões salariais no grupo Brisa prevêem ainda subidas de vencimentos superiores para as categorias profissionais com escalões salariais mais baixos».
A revisão do ACT foi acordada entre a Comissão Executiva da empresa e todos os sindicatos envolvidos, da UGT e da CGTP, refere.
Citado no comunicado, o presidente da Comissão Executiva da Brisa, António Pires de Lima, congratula-se com o facto de o processo negocial ter sido «concluído a tempo do processamento salarial de Janeiro», considerando que «este acordo é um sinal inequívoco do compromisso da empresa na valorização dos seus profissionais, criando condições de trabalho dignas e oferecendo perspectivas de futuro».
Reclamando uma «longa prática de gestão de recursos humanos e de emprego focada na criação de condições de trabalho dignas e de empregabilidade», a Brisa lembra ter sido, recentemente, uma das 50 empresas subscritoras do ‘Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens’, que tem por objectivo incentivar a empregabilidade de trabalhadores até aos 29 anos e combater a precariedade laboral.
«Através deste pacto, a Brisa – como as restantes empresas signatárias – compromete-se a contratar jovens licenciados, com um ordenado mínimo de 1350 euros, com a expectativa de que muitos dos jovens abrangidos venham a ter contratos sem termo», detalha.