Qual o impacto da inteligência artificial e do ChatGPT no ensino? Vai mudá-lo irreversivelmente? A resposta é dada hoje
A Universidade Portucalense (UPT) promove hoje, pelas 14h30, a sessão de debate “Inteligência Artificial e o ChatGPT: Disrupção Pedagógica no Ensino”, com o objectivo de encontrar resposta para os desafios que se colocam ao sistema de ensino, face ao potencial disruptivo dos novos avanços nos sistemas de inteligência artificial.
A sessão terá como orador o presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), Luís Paulo Reis, que irá avaliar o potencial da nova ferramenta de inteligência artificial ChatGPT e ponderar sobre as ameaças que este avanço tecnológico poderá trazer para o sistema de ensino tradicional.
Nesta sessão reflectir-se-á, também, sobre o impacto que o ChatGPT traz para os processos de ensino-aprendizagem e para as metodologias de avaliação e sobre a necessidade do ensino como o conhecemos se adaptar e responder eficazmente à nova realidade tecnológica com a qual nos deparamos.
O ChatGPT é um sistema avançado de inteligência artificial que se baseia em machine learning para processar linguagem natural. Foi criado para interagir com os utilizadores através de diálogos e fornecer respostas que se assemelham às que um ser humano poderia dar.
A moderação estará a cargo de Fernando Moreira, professor catedrático do departamento de Ciência e Tecnologia da UPT, criador do projecto “Touching the future with…”, do qual esta sessão faz parte, e que visa divulgar temas científicos sob a perspectiva de um olhar para o futuro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.