Sai muitas vezes fora de horas? Nesta empresa o computador manda as pessoas para casa no fim do horário de trabalho (e desliga-se)

Human Resources
27 de Fevereiro 2023 | 21:00

A tecnológica indiana Softgrid Computers adoptou um sistema que não permite aos funcionários trabalhar fora de horas. O objectivo é garantir um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, revela a CEO e co-fundadora Shweta Shukla.

 

Para ter a certeza que os trabalhadores não ficam nem mais 10 minutos depois do seu expediente, a empresa criou um software que informa o trabalhador de que o horário de trabalho terminou e deve ir para casa, desligando automaticamente o computador todos os dias às 19h00.

“O sistema vai encerrar dentro de dez minutos. Por favor, vá para casa!” é a mensagem que aparece no ecrã do computador quando o turno chega ao fim, segundo partilhou uma das colaboradoras, Tanvi Khandelwal, no LinkedIn.

O director executivo Ajay Golani esclareceu à agência ANI que «a ideia é proporcionar aos trabalhadores um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, para que possam passar tempo com as suas famílias e entes queridos».

Continue a ler após a publicidade

Uma novidade que surgiu há seis meses, numa altura em que cada vez mais são analisados os impactos de trabalhar fora de horas e durante longos períodos na saúde mental. A mudança foi feita durante o fim-de-semana porque a empresa queria que fosse “uma surpresa”, revelou Shweta Shukla: «Quando o pop-up apareceu pela primeira vez no ecrã, muitos colaboradores pensaram que era uma partida ou que alguém tinha invadido o seu computador».

Esta abordagem foi a escolhida por ser mais divertida do que um “e-mail aborrecido”, divulgou a CEO ao salientar que esta experiência é «bastante diferente» da sua em antigos locais de trabalho, «onde sair mais cedo era desaprovado e os empregados eram encorajados a trabalhar horas extra».

A pandemia também influenciou esta alteração, dado que desequilibrou os horários de trabalho e fez com que muitos trabalhassem longas horas. «Andava a lutar para conseguir ter tempo para estar com o meu filho», comentou a CEO da empresa ao justificar esta decisão.

Continue a ler após a publicidade

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), trabalhar 55 ou mais horas por semana está associado a um risco acrescido de 35% de AVC, representando também um aumento de 17% de probabilidade de morte por doenças cardíacas.

Partilhar


Mais Notícias