O trabalho responde às necessidades?
Cada vez mais, as pessoas privilegiam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a saúde ou o tempo livre, face à satisfação das suas necessidades financeiras. Em resultado disto, acabam por procurar um novo trabalho que satisfaça melhor os seus desejos.
Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, criou o modelo da hierarquia das necessidades onde define as cinco etapas para atingir a realização. Conheça a lista de necessidades que o seu trabalho deve provir:
1. Dormir: esta é uma das necessidades fisiológicas mais negligenciadas. E, ainda que seja natural que aconteça em períodos de maior trabalho, a falta de horas de sono não deve ser sistemática porque afecta a produtividade e o relacionamento com os colegas. Se o trabalho o impede de dormir as horas necessárias, pode estar na hora de mudar.
2. Saúde financeira: o salário não deve ser o suficiente apenas para garantir as necessidades básicas, porque, assim, não terá oportunidade de se concentrar em outros necessidades e acabará por se sentir frustrado.
3. Cultural empresarial: é importante garantir que se identifica com os valores da empresa e se relaciona com os colegas.
4. Respeito: A auto-confiança profissional não se constrói apenas através dos objectivos alcançados, mas também do respeito que se tem pelo seu próprio trabalho e que os outros mostram.
5. Fazer o que se gosta: Segundo Maslow apenas 1% das pessoas consegue sentir-se totalmente realizado no seu trabalho. Mas este é um passo fundamental para a realização pessoal.