O que é preciso para ser freelancer

Numa época de crise e de desemprego, muitas pessoas ponderam tornar-se freelancer. Ou seja, criar e gerir as suas oportunidades de trabalho. Contudo, Lior Levin, na Just Creative Design, deixa seis perguntas em forma de advertência.

Saiba se está preparado para ser freelancer:

1. Sabe lidar com o lado do negócio? Ser freelancer é como gerir um negócio próprio. É necessário ter disponibilidade e flexibilidade para tratar de toda a burocracia legal, fiscal, encontrar clientes, marcar reuniões,.. Exige disciplina, já que, mesmo trabalhando em casa, há que manter um horário, cumprir os prazos e manter-se actualizado e informado. Por regra, os trabalhadores freelancer têm de estar disponíveis para trabalhar mais de oito horas por dia.

2. Stressa com facilidade? Será necessário gerir vários pedidos e é preciso ser capaz de manter a calma. É fundamental saber receber críticas já que, ao lidar com clientes, elas vão acabar por surgir e é necessário manter as boas relações para não hipotecar trabalhos futuros. Por outro lado, há que ter a capacidade de resposta para clientes que abusam do seu poder.

3. Trata a tecnologia por tu? Já nada se faz sem recurso à tecnologia. É preciso saber usá-la, ter flexibilidade e escolher as melhores opções para se manter em contacto com clientes.

4. É organizado? Esta é uma condição para ser freelancer. É preciso fazer listas de tarefas mensais, semanais e diárias – e ter a capacidade de as cumprir.

5. Sabe quanto vale? Há que conhecer o mercado e o seu valor para saber quanto cobrar. Para além disso, é preciso ter em conta que não terá direito a férias, subsídio de natal ou baixa por doença.

6. Tem um plano B? Não se deve começar como freelancer a pensar que se vai desistir na primeira contrariedade, contudo é necessário garantir uma alternativa caso a adaptação a esta forma de trabalho não tenha sucesso. E tenha em mente que, em regra, é necessário investir um a dois anos até se ter uma carteira de clientes estável que lhe permita trabalhar apenas como freelancer.

Ler Mais