
Nova eleita universidade empreendedora em 2014
A Universidade Nova de Lisboa foi premiada ontem pela Startup Lisboa. Desde 2009, a Universidade Nova de Lisboa já apoiou a criação de 31 start ups.
A Universidade Nova de Lisboa foi premiada ontem pela Startup Lisboa, como a universidade portuguesa que, em 2014, mais apoiou o empreendedorismo em Portugal.
«Na actual situação económica do país, a criação do próprio emprego é uma solução cada vez mais adoptada pelos recém-licenciados. Muitos deles pretendem criar a sua própria empresa por isso há que apostar e dar formação nesse sentido. Formar pessoas para criarem ou lançarem as suas próprias iniciativas empreendedoras é um dos grandes objectivos da Nova», afirma António Rendas, reitor da Universidade Nova de Lisboa. «Através de vários programas e iniciativas, a Universidade Nova de Lisboa posiciona-se como uma universidade que apoia a criação de empresas», conclui António Rendas.
A Universidade Nova de Lisboa tem, na sua estrutura, um Gabinete de Empreendedorismo cujo objectivo é fornecer informação e educação ao nível do empreendedorismo, assim como recursos e ferramentas para disseminar uma cultura empreendedora através de toda a Comunidade da Nova.
Tratando-se de uma universidade descentralizada, as suas unidades de ensino têm várias e diferentes iniciativas no que diz respeito à área de empreendedorismo, sobretudo na formação.
A Nova SBE (Nova School of Business and Economics) tem, neste momento, a decorrer uma especialização em Inovação e Empreendedorismo, que permite preparar os alunos para prosseguir uma carreira empreendedora.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) realiza a Unidade Curricular de Empreendedorismo, que conta com a participação média de 1000 alunos em cada período lectivo. Esta disciplina, obrigatória para os alunos do último ano, termina com a entrega de um plano de negócios, bem como com uma apresentação pública da ideia de negócio, no formato de elevator pitch.
Por outro lado, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) lançou no passado mês de Março, o Centro de Inovação da FCSH / NOVA e o Prémio de Empreendedorismo. Trata-se do primeiro projecto integrado em Portugal dedicado às Ciências Sociais e Humanidades.