Politécnico de Coimbra juntou empresas, estudantes e investigadores na primeira Job Summit
Mais de 300 participantes estiveram no primeiro JOB SUMMIT IPC & SCIENCE2BUSINESS Meetup, uma iniciativa organizada pelo INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra (IPC), para promover a interacção entre estudantes/diplomados, investigadores/docentes e empresas com o objectivo de aproximar os estudantes dos empregadores e potenciar a sua empregabilidade, a par da promoção da valorização do conhecimento e transferência de tecnologia.
O JOB SUMMIT IPC contou com a presença de mais de 30 empresas no espaço Job Meet, onde os estudantes e diplomados puderam interagir directamente com o mercado de trabalho, com recrutadores de vários sectores que, ao longo do dia, partilharam diversas oportunidades de emprego e de estágio. Em simultâneo, nos espaços Job Talks e Summit Stage decorreram um conjunto de painéis onde estiveram em foco as diferentes competências que são fundamentais e que os estudantes/diplomados devem desenvolver, numa perspectiva de os capacitar e os tornar profissionais melhor sucedidos.
O SCIENCE2BUSINESS Meetup, por outro lado, proporcionou a mostra de um conjunto de projectos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+I) nascidos na academia e que, neste contexto, e em clara aproximação com as empresas, mostrou como potenciar a transferência do conhecimento e investigação realizada no IPC e como colocar esse conhecimento científico ao serviço da sociedade.
Para o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, este evento reveste-se de grande importância. «Esta é, de alguma forma, a porta de entrada no mercado de trabalho e a mais-valia que traz é que, ainda antes de acabarem o curso, os estudantes tenham a noção do que têm de fazer para conseguir dar início ao seu percurso profissional», explica o responsável.
Ainda segundo Jorge Conde, para além de dar uma formação muito prática e muito ligada às empresas, com estágios nos cursos e com aulas práticas, em alguns casos, nas próprias empresas, o Politécnico de Coimbra tem-se empenhado em «criar oportunidades para que as empresas venham até nós e para que os nossos estudantes possam ir até às empresas».
Para o presidente do IPC, no final do evento, os estudantes sairão, seguramente «suficientemente direccionados» e as empresas terão encontrado também estudantes que queiram recrutar. «Isso será seguramente bom sinal para eles e para a instituição que os forma», conclui.
Ao longo do dia, os participantes tiveram oportunidade de visitar os diferentes espaços como “Summit Stage”, “Talks”, “Workshop Square”, “Job Meet”, “Networking & Coffee” e Mostra I&D+I, assistiram a discussões e reflexões sobre temas relacionados com as competências para a empregabilidade, as tendências, oportunidades e desafios do mercado de trabalho, e puderam ficar mais informados para a importância da inovação e da transferência de conhecimento como resposta aos desafios da sociedade.