Instituto Politécnico de Setúbal realiza Academias de Verão centradas nas competências digitais
Potenciar talentos e desenvolver competências do futuro junto dos alunos do ensino secundário/profissional do distrito é o grande desafio proposto pela Academia Wave of Talent, a primeira das escolas de verão promovidas este ano pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que chegou ao fim dia 7 de Julho.
Organizada em parceria com o grupo Forum Estudante, a Academia Wave of Talent está a mobilizar cerca de 50 alunos em diversas actividades lúdicas e pedagógicas, assentes na metodologia Design Thinking, e desenhadas para revelar todos os caminhos possíveis no seu futuro académico e profissional.
Com alojamento garantido, no Clube Desportivo do IPS, os jovens participantes têm vindo a desenhar, em equipa, soluções inovadoras para problemas locais, tendo em vista uma região mais digital, sustentável e inclusiva, através de vários desafios criativos, workshops e actividades outdoor.
«Partindo dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e de um desafio colocado pela região, os participantes desenvolveram e apresentaram uma aplicação digital, pondo assim à prova o seu pensamento crítico e analítico, capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipa, criatividade e competências de comunicação. E, sem dúvida, foram também desenvolvidas novas amizades», resume Carlos Mata, vice-presidente do IPS, em jeito de balanço.
Já a partir de segunda-feira, dia 10 de Julho, arranca a Academia TalentOn, dirigida exclusivamente a raparigas e com o intuito de lhes abrir horizontes para as inúmeras oportunidades do mundo digital. Durante três dias, o programa vai igualmente combinar desafios criativos, workshops e atividades outdoor, com vista ao desenvolvimento de competências determinantes para o sucesso académico e profissional destas 30 alunas do ensino secundário/profissional.
Ambas as Academias de Verão têm financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visando o reforço das competências digitais entre os mais jovens e contribuir para uma maior participação feminina no processo de transição digital.