“Ter” um negócio e “gerir” um negócio é (muito) diferente. Descubra aqui as diferenças (essenciais ao sucesso)

A TAB – The Alternative Board, franchising de desenvolvimento estratégico empresarial, ajuda empresários e as suas equipas de liderança a melhorar a gestão do negócio e explica a diferença entre “ter” e “gerir “um negócio que, no mundo empresarial, fazem toda a diferença.

 

Quando alguém gere um negócio, este depende da sua presença para funcionar. Quando se é proprietário de uma empresa, a empresa funciona e obtém lucro independentemente da sua presença.

A organização compilou então as principais distinções entre esses dois conceitos cruciais para o sucesso empresarial:

Visão vs. Realidade

Ter um negócio começa como uma visão, uma ideia, um conceito. É este o ponto de partida, mas só por si não chega. A verdadeira jornada começa quando essa visão é colocada em prática e a empresa começa a operar.

Para gerir um negócio é preciso passar do sonho à realidade, através de planeamento, execução e monitorização das actividades diárias. É necessário definir metas claras, traçar estratégias para alcançá-las e acompanhar de perto o desempenho do negócio para garantir que está no caminho certo.

Criatividade vs. Organização

Ter um negócio exige criatividade para inovar e se conseguir destacar no mercado. O empreendedor analisa possibilidades onde outros não vêem e está disposto a correr riscos para transformar as suas ideias em realidade.

Gerir um negócio, por outro lado, requer organização e disciplina. É preciso estabelecer processos eficientes, definir responsabilidades e garantir que todas as áreas da empresa estejam a funcionar corretamente. A gestão eficaz inclui lidar com tarefas administrativas, contabilidade, recursos humanos e outras actividades essenciais.

Foco no Produto vs. Foco no Cliente

Quem tem negócios costuma focar-se no desenvolvimento dos produtos ou serviços.

Quem gere negócios coloca sempre o cliente em primeiro lugar e preocupa-se com as suas necessidades, expectativas, pois sabe que a satisfação dos clientes é o que vai dar credibilidade à marca, manter os clientes e conquistar novos.

 

Sonho vs. Resultados

Apesar de o sonho ser o ponto de partida, são os resultados que vão ditar o sucesso do negócio.

Enquanto o dono de uma empresa se preocupa em realizar o sonho, o gestor da empresa vai estar focado em apresentar resultados para manter o sonho vivo.

 

«Ou seja, ter um negócio é o primeiro passo para a concretização de um sonho empreendedor, mas é apenas o início da jornada. A gestão eficiente é o que permitirá transformar esse sonho numa realidade de negócio próspera e sustentável», afirma Rita Maria Nunes, Country manager da TAB Portugal.

O equilíbrio entre paixão e racionalidade, criatividade e organização, foco no produto e foco no cliente é fundamental para um gestor de sucesso. É importante não esquecer que ter um negócio é emocionante, mas gerir um negócio é o que vai garantir a sua permanência e crescimento no mercado competitivo actual.

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