Eu; Nós; Eles – A importância da Comunicação

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Com o aproximar de Setembro e a perspetiva de uma agenda cheia penso invariavelmente no que mudou depois das férias; mais energia? mais esperança? novas tendências?
E a comunicação? estará finalmente na agenda das organizações? será que começamos a perceber que organizações são um conjunto de pessoas, que pessoas são relações e que relações são feitas de comunicação?
O que pudermos fazer para melhorar a nossa comunicação vai ter definitivamente um impacto extraordinário nos resultados das nossas organizações (quaisquer que sejam os indicadores que os meçam)
Mas o que fazer? Mais newsletters? Mais eventos? Novos vídeos? Uma nova rede social?

Existem fundamentalmente 3 dimensões da comunicação numa organização e todas elas tem de ser trabalhadas em conjunto:

Eu, Nós, Eles

Eu traduz a forma como eu comunico com os outros. A minha linguagem a forma como me expresso e sobretudo a minha capacidade de criar uma escuta ativa. Esta capacidade aprende-se também e passa sempre pela minha capacidade de criar empatia. É através da empatia que se facilita a criação de confiança e consequentemente a abertura para a escuta.

Há formas de melhorar a comunicação individual em diferentes contextos mas é essencial que mais do que aprender uns “truques” ou umas ferramentas ela passe pelo autoconhecimento, só assim se conseguem perceber quais as ferramentas que são necessárias individualmente e como as devo aplicar no sentido de melhorar a minha comunicação com os outros.

Nós, traduz aqui o sentido da equipa. Os processos de comunicação das e com as equipas são interrelacionais e no caso das organizações tem tudo a ver com a liderança. O Líder tem um papel fundamental na forma como a sua equipa comunica entre si e com a restante organização. Líderes não colaborativos vão impactar a sua equipa e fechá-la ao resto da organização. É fundamental a Liderança estar atenta ao seu estilo e aos processos que tem desenvolvidos de comunicação de, e para a sua equipa. É através da comunicação que um líder se expressa e se envolve motivando e criando empenho. Estar atento à forma como cada líder comunica com a sua equipa é fundamental para o desenvolvimento e para a performance individual e da equipa.

Eles –Ou a comunicação da gestão, da administração para o resto da organização.

São nestes processos de comunicação interna que se cria a cultura da organização e se estabelecem padrões transversais de colaboração e diálogo entre as variais equipas.

Aqui os canais são relevantes já que muitas vezes a proximidade é menor. Sabemos que quanto mais próximo estamos, mais eficaz a nossa comunicação pode ser e hoje as organizações já incorporam muito dessa proximidade vertical e horizontal nos seus planos de comunicação, mas é importante garantir também e paralelemente todo o processo de transmissão de informação dentro da organização. É da gestão que chegam as principais diretivas, a estratégia e uma visão de futuro a partilhar. Não só a proximidade é importante, mas não esquecer a regularidade e sobretudo a relevância da comunicação que é realizada. No nós falamos de processos de comunicação interna, horizontais e verticais.

Todos estes aspetos são relevantes e podem transformar uma organização.

E na sua? Como é a comunicação?

Ler Mais