Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos está de regresso. Este ano dedica-se à educação e ao trabalho
No próximo dia 3 de Setembro terá início a quinta edição da Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), este ano com o tema “Educação e Trabalho”. A iniciativa, gratuita e dirigida a jovens estudantes do ensino secundário, tem como objectivo fomentar o pensamento crítico e gerar debate em torno da economia do futuro e das competências necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. A sessão de abertura contará com a presença do Presidente do Conselho de Administração da FFMS, Gonçalo Saraiva Matias.
Sob o mote “Pensar diferente. Agir juntos”, a edição de 2023 da Escola de Verão contará com 100 alunos com idade até aos 18 anos, que irão participar em palestras, workshops, dinâmicas de grupo e diversas actividades lúdicas e desportivas. Ao longo desta semana serão abordados temas como o funcionamento do sistema de educação e do mercado de trabalho, competências para o futuro e o impacto que a tecnologia e a inteligência artificial têm nestas áreas.
Entre a dezena de especialistas nacionais e internacionais que farão parte desta edição, contam-se Daniel Susskind, especialista em Economia da Universidade de Oxford e autor de várias obras sobre o trabalho e a economia do futuro; Isabel Flores, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; ou João Cerejeira, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A programação inclui ainda um clube de leitura, conduzido pelo locutor e ilustrador Hugo van der Ding, e uma sessão de debates Oxford-style moderados por José Maria Pimentel, economista, autor e criador do podcast “45 Graus”.
Em linha com a missão da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de promover e aprofundar o conhecimento da realidade do país, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento da sociedade, a Escola de Verão visa fornecer aos jovens ferramentas para encararem o futuro com optimismo, num mundo que atravessa profundas mudanças tecnológicas, e expô-los a conhecimento proveniente de fontes fidedignas, para que possam tomar decisões informadas.