Fundação Galp junta-se à Fundação José Neves para ajudar a requalificar os portugueses. Programa de bolsas já apoiou 400 pessoas
O programa de bolsas ISA FJN, da Fundação José Neves, conta a partir de agora com a Fundação Galp como novo parceiro, o que permitirá reforçar o impacto do programa a todas as pessoas que pretendam aumentar ou requalificar as suas competências. As duas entidades reforçam assim a aposta no aumento das competências dos portugueses para que possam ter um futuro melhor.
Lançado há três anos, o programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN já investiu um total próximo dos três milhões de euros no pagamento de propinas das mais de 400 pessoas que viram as suas candidaturas aprovadas.
Segundo uma avaliação efectuada no início de Setembro em parceria com o Economics of Education Knowledge Center da NOVA SBE, a taxa de empregabilidade entre os 284 bolseiros que já terminaram os respectivos cursos ou formações situava-se nos 87% e a sua remuneração média havia beneficiado de um aumento superior a 20%. Isto permitiu que 77% dos bolseiros se encontrem a reembolsar o seu ISA FJN, o que só é possível por terem superado o valor salarial previamente contratualizado.
Com esta parceria institucional, a Fundação Galp e a Fundação José Neves comprometem-se a maximizar os efeitos do programa ISA FJN de forma a chegar a cada vez mais beneficiários em todo o país.
«Em apenas três anos, o programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN já permitiu a muitos portugueses darem um novo impulso à sua carreira e à sua vida, cumprindo assim os objectivos estipulados aquando do seu lançamento», destaca Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.
«A parceria com a Fundação Galp, cujo significado é muito especial por unir duas entidades com uma vocação muito forte no apoio à educação, o programa ganha uma nova energia para prosseguir a sua missão de chegar a cada vez mais portugueses, em todo o país, dotando-os das competências indispensáveis para os empregos e para os desafios do futuro. A Fundação Galp é assim o primeiro parceiro e a Galp espera que se possam juntar mais entidades no futuro», acrescenta.
«Com esta parceria, a Galp reforça o compromisso da sua Fundação na construção de uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, onde a educação e a preparação para o mercado de trabalho assumem uma dimensão fulcral ao nível social e económico», afirma Paula Amorim, presidente do Conselho de Administração da Galp e da Fundação Galp.
O programa ISA FJN é destinado tanto a estudantes como a profissionais que estejam no mercado de trabalho ou desempregados. É baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (income share agreement), em que os bolseiros apenas restituem o valor da propina quando começam a trabalhar e atingem um valor salarial previamente definido. As candidaturas estão disponíveis aqui.