Será que os portugueses se preocupam com a sustentabilidade quando estão a fazer compras de Natal?
As alterações climáticas estão na ordem do dia e os portugueses parecem estar atentos. Por isso, nesta época natalícia, a sustentabilidade estará bem presente, e nove em cada 10 portugueses (90%) assumem que irão adoptar medidas sustentáveis, revela o Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
Entre elas estão comprar produtos em segunda mão para oferecer, apostar em presentes ecológicos ou de marcas sustentáveis ou fazer peças de decoração com materiais reutilizáveis.
A lista de acções que os portugueses terão em conta é extensa, salientando-se ainda a preocupação com a poupança energética, afirmando que as luzes de Natal serão ligadas apenas quando necessário, a redução do desperdício, ou a tradicional reutilização de enfeites e re-uso de árvore de artificial.
O mesmo estudo revelou recentemente que a palavra que marcará a época festiva deste ano será poupança. Já que nove em cada 10 inquiridos tencionam poupar, oferecendo prendas apenas aos mais próximos, aproveitando promoções e comprando apenas o essencial. Muitos devido ao contexto económico, mas também tendo em conta a redução do desperdício.
Imbuídos no espírito natalício, os portugueses também se mostram sensibilizados para causas solidárias e a maioria, seis em cada 10 portugueses, planeia participar em acções de solidariedade. A entrega de roupas, brinquedos e outros bens; a compra de produtos solidários e a doação de dinheiro a instituições são as opções mais escolhidas pelos inquiridos. Muitos irão também comprar postais e cartões de Instituições, comprar presentes para crianças ou acolher e participar em Ceias solidárias.
O estudo foi conduzido através de entrevistas online, sendo que o trabalho de campo decorreu entre 8 e 14 de Novembro de 2023. Foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE), a indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental.