Nutrium: Pode a nutrição ajudar a atrair e reter talento?
Com planos ambiciosos para se expandir globalmente, a Nutrium lançou um programa inovador para moldar o futuro do sector da nutrição.
Há cerca de seis anos, André Santos fundou a Nutrium com o objectivo de melhorar a forma como os nutricionistas prestam o aconselhamento nutricional. A partir daí, a empresa evoluiu e lançou o Nutrium Care, um programa que não só transforma a saúde das pessoas, como também destaca a importância dos nutricionistas para as empresas.
«A Nutrium surgiu da minha experiência com um nutricionista. No entanto, a experiência ficou aquém das expectativas: recebi apenas algumas recomendações escritas à mão num papel. Não consegui perder peso, acabei por perder apenas a motivação. Esta experiência levou-me a repensar a forma como os nutricionistas dão aconselhamento nutricional aos pacientes e inspirou a ideia de criar um software de nutrição para ajudar os nutricionistas a oferecer um acompanhamento mais personalizado, dando origem à Nutrium em 2015», explica André Santos, CEO e co-founder da empresa.
Actualmente, o software é utilizado por mais de 250 mil nutricionistas em 90 países. E após seis anos de trabalho com nutricionistas de várias nacionalidades, o responsável defende que «os maus hábitos alimentares representam um dos principais problemas globais, ao mesmo tempo em que os nutricionistas têm vindo a sentir grandes dificuldades para atrair pacientes». Nesse sentido, a Nutrium assume a missão de destacar a relevância destes profissionais para a transformação dos hábitos alimentares, nomeadamente através do Nutrium Care – um programa que utiliza as empresas como meio para proporcionar um acompanhamento especializado, promovendo hábitos alimentares saudáveis.
Inovação e desenvolvimento
No que diz respeito aos objectivos, o responsável explica que a Nutrium não se limita a proporcionar mudanças individuais, dado que também pretende transformar organizações inteiras ao ponto de elevar a importância da nutrição num contexto corporativo. Até ao momento, a empresa já auxilia mais de dois milhões e meio de pessoas, numa tentativa de ajudar a mudar hábitos alimentares.
«Queremos continuar a fazer chegar esta nossa solução a mais nutricionistas e regiões, com a meta final de apoiar todos os nutricionistas globalmente na prestação de um acompanhamento mais personalizado aos seus clientes», adianta. Além disso, a Nutrium também vira atenções para um segundo objectivo: «aumentar a valorização e a procura pelos serviços dos nutricionistas». De acordo com o CEO da Nutrium, a empresa atingiu a marca dos cinco milhões de colaboradores elegíveis em Portugal, Espanha e Brasil em 2023. Para o próximo ano, o objectivo da empresa é muito claro: «superar os 20 milhões de colaboradores em todo o mundo».
Já sobre as mais-valias do Nutrium Care, André Santos realça que se trata de um programa inovador para as empresas e que oferece aos colaboradores um acompanhamento personalizado, através de consultas de nutrição online, actividades interactivas – como webinares e showcookings –, além de um apoio nutricional em qualquer momento ou lugar.
Paralelamente, este programa também oferece uma rede diversificada de profissionais, que permitem a cada colaborador encontrar o nutricionista ideal para as suas necessidades específicas, conseguindo, deste modo, uma resposta especializada. Outra inovação do Nutrium Care, passa pela «experiência online, assíncrona e proactiva». Face às dúvidas em relação ao plano alimentar, é disponibilizado um chat directo com o nutricionista, evitando que o colaborador tenha de esperar até à consulta para obter esclarecimentos. Além disso, este programa também opera em vários países e oferece suporte em diversos idiomas, proporcionando uma abordagem global à nutrição.
«O Nutrium Care distingue-se ainda pela facilidade de implementação, sendo uma solução “chave na mão” e com implementação rápida. Essa abordagem elimina a carga de trabalho para os Recursos Humanos, simplificando o processo de incorporação nas empresas», destaca André Santos.
Tendências, desafios e impacto
O Nutrium Care tem vindo a impactar positivamente a satisfação dos colaboradores. Segundo dados revelados pelo co-founder da empresa, 93% dos trabalhadores afirmam estar satisfeitos com o acompanhamento nutricional. Adicionalmente, 59% dos colaboradores também recomendariam este programa a um colega ou familiar, ao passo que as nutricionistas envolvidas no programa têm uma avaliação média de 9,94 em 10.
«A receptividade por parte das empresas tem sido notável. A nossa maior conquista reside na surpresa das equipas de Recursos Humanos ao adoptarem o programa e verem a elevada adesão dos colaboradores e as inspiradoras histórias de sucesso que partilhamos», partilha.
Nesse contexto, realça ainda que «após a integração do Nutrium Care na cultura empresarial, houve uma transformação real na vida das pessoas, evidenciada por significativas reduções de peso, melhorias no Índice de Massa Corporal (IMC) e melhorias de várias doenças ». Estes resultados reflectem-se no feedback dos colaboradores: «nove em cada 10 recomendam o programa e 97% dos trabalhadores afirmam estar muito satisfeitos com o seu nutricionista».
Relativamente aos obstáculos, o responsável explica que o principal desafio «tem sido entrar nas organizações e tornar a nutrição uma prioridade para as empresas». Além disso, garante que todas as instituições que adiram ao programa vão ter acesso a benefícios flexíveis, preços reduzidos e parcerias.
De acordo com André Santos, «assim que uma empresa experimenta o programa, torna-se evidente os benefícios do programa para a saúde e bem-estar dos colaboradores». Além disso, explica que integrar o programa no pacote de benefícios também «destaca as empresas no mercado de trabalho, atraindo talento qualificado e reforçando a sua reputação como empregadores de eleição».
No que respeita às tendências, o responsável antevê um futuro em que as empresas vão assumir uma responsabilidade crescente pelo bem-estar e saúde dos seus colaboradores. As organizações vão passar a implementar um plano abrangente de bem-estar corporativo, focado essencialmente em três grandes vectores: nutrição, saúde mental e exercício físico. «Prevemos uma evolução nos modelos de trabalho, favorecendo mais autonomia e flexibilidade aos colaboradores, proporcionando um equilíbrio mais saudável entre as vidas pessoais e profissionais», acrescenta.
Em forma de conclusão, a Nutrium não só fornece uma solução eficaz para transformar hábitos alimentares, como também lidera a mudança na percepção das empresas sobre o bem-estar corporativo. Com planos ambiciosos para expandir globalmente e parcerias estratégicas, a Nutrium está pronta para moldar o futuro do sector, antecipando tendências que promovem um equilíbrio saudável entre a nutrição, a saúde mental e o exercício físico.
André Santos
CEO e co-founder, Nutrium
Este artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.