Gestão e Recrutamento 50 + – Prémios Human Resources 2024
Qual a empresa que tem a melhor política de gestão de pessoas com mais de 50 anos, incluindo as políticas de atracção e recrutamento destes profissionais?
Pitch dos finalistas
Ageas
O Grupo Ageas Portugal promove políticas de gestão e recrutamento inclusivas adaptadas para todas as gerações e proporciona oportunidades de desenvolvimento igualmente para todas as pessoas. Oferece também benefícios adicionais aos colaboradores a partir de determinada idade como seja dias extra de férias ou rastreios específicos de saúde.
Além disso, o Grupo assegura uma experiência positiva na transição para uma nova realidade estando actualmente em implementação um programa que trabalha 4 dimensões: Saúde, Bem-Estar, Rendimento e Proteção, com iniciativas de formação sobre conceitos relevantes para este momento de vida das pessoas, com acompanhamento personalizado na transição e no esclarecimento de dúvidas que possam existir e com apoio na identificação de acções que possam ser relevantes para o futuro do/a colaborador/a.
CGD
https://www.cgd.pt/Particulares/Pages/Particulares_v2.aspx
CTT
As Pessoas estão no centro da atividade dos CTT e nesse sentido hoje somos certificados como Empresa Familiarmente Responsável. Para os CTT o talento não tem idade. Aumentar a diversidade etária das equipas, promove a troca de conhecimentos, experiências e perspetivas entre diferentes gerações.
Valorizamos todo e qualquer colaborador, temos iniciativas de desenvolvimento destes profissionais:
- Oferecemos oportunidades de formação contínua e de atualização de competências aos colaboradores 50+, permitindo-lhes acompanhar as mudanças tecnológicas e organizacionais;
- Promovemos o upskilling e reskilling destes colaboradores;
- Estimulamos a participação em projetos inovadores e desafiantes, reconhecendo o seu potencial criativo e empreendedor, a sua maturidade relacional.
- Promovemos a troca de conhecimentos, experiências e perspetivas entre diferentes gerações de colaboradores.
Além do acesso às medidas de conciliação e bem-estar transversais, existe uma proposta de benefícios de longo prazo, que inclui:
- Realocação a novas funções e reajuste de tarefas tendo em consideração as restrições ao trabalho que surjam;
- Modelo trabalho híbrido e remoto em algumas áreas;
- Apoio psicossocial nas áreas da saúde, ação social;
- Promoção da participação em projetos de voluntariado;
- Acordos de Suspensão ou Pré-Reforma.
- Implementação de medidas que permitam promover a saúde e o bem-estar, ex. sessões de Mindfulness;
- Manutenção dos benefícios de proteção social, promoção e prevenção da saúde, nomeadamente através do Plano de Saúde CTT para os seus Beneficiários/as e famílias;
Queremos que todos se sintam motivados, integrados e realizados nos CTT.
Os CTT contam com todos!
CUF
A CUF existe desde 1945, com a abertura do Hospital CUF Infante Santo e, desde então, tem colocado as pessoas no centro. O mote de Alfredo da Silva, fundador do grupo, sempre foi “Mais e Melhor”.
O sector onde nos inserimos, a prestação de cuidados de saúde, tem uma evolução constante e acelerada e o conhecimento adquirido pelas nossas pessoas é crucial para a nossa sustentabilidade.
Nesse sentido, valorizamos o conhecimento adquirido e privilegiamos uma atividade de mentoring e de passagem de conhecimento entre gerações. As pessoas + 50 continuam a ter um papel decisivo no nosso crescimento.
A CUF é certificada como Entidade Familiarmente Responsável existindo um cabaz de ferramentas e benefícios que também se destina a pessoas + 50.
A CUF está ciente de que o mundo está em acelerada mudança e quer ajudar as diferentes gerações na melhoria das suas competências através de reskylling e upskylling. A CUF Academic Center, responsável pelo desenvolvimento e conhecimento da CUF, tem um papel fundamental no acompanhamento destas iniciativas que valorizam as nossas pessoas.
Delta Cafés
Experiência acumulada é algo que estimamos e enaltecemos, pois temos cinco gerações em simultâneo no Grupo. Gostamos de ir escrevendo apontamentos nas páginas da vida manuscritas dos nossos colaboradores, estar presente nos momentos de celebração e apoiar e ajudar nos momentos menos bons. No fim de vida ativa com o Grupo, enaltecemos e agradecemos o muito que recebemos das nossas Pessoas, com o seu conhecimento, o seu trabalho, a sua dedicação. Em nada se compara com o que possamos ter dado. Respeitar as estórias e absorver todas as aprendizagens ao longo do percurso dá-nos um tesouro de valor incalculável que se reflete no longo prazo.
Fidelidade
Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.
Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”.
Generali Tranquilidade
https://www.tranquilidade.pt/particulares
Santander
No Santander, acreditamos que todas as pessoas têm capacidade de se reinventar, independentemente da idade e da experiência pessoal e profissional.
Incentivamos os nossos Colaboradores a manter um perfil orientado para o desenvolvimento e formação contínua, dando-lhes oportunidades de Mobilidade, em Portugal, ou noutro país do grupo. A seleção é feita com base em competências e perfil da pessoa, seja qual for a idade.
Em 2023, organizámos webinars orientados para o tema da idade 50+ e queremos manter este apoio e aconselhamento aos nossos Colaboradores, criando um impacto relevante no seu bem-estar.