O acesso a determinados dados pessoais está a gerar ansiedade e stress à Geração Z. Principalmente estes três
Num inquérito recente da Salesforce, CRM de Inteligência Artificial (IA), mais de metade dos entrevistados da Geração Z afirmou que olhar para os seus dados pessoais, como informações financeiras e de saúde, os deixa ansiosos. No entanto, quase seis em cada 10 jovens desta geração estão dispostos a usar IA para superar esta ansiedade.
De acordo com um estudo da EY sobre a Geração Z, este grupo populacional é o que mais sente ansiedade e stress substanciais em relação à estabilidade financeira, empregos e outras decisões importantes da vida. Sendo a primeira geração digitalmente nativa, a Geração Z cresceu com uma elevada quantidade de dados pessoais para gerir.
Espera-se que a quantidade de dados criados, capturados e consumidos em todo o mundo cresça mais de 180 zettabytes até 2025 – o equivalente a 6,8 mil milhões de anos de streaming contínuo da Netflix. Com a crescente complexidade e volume de informação, este inquérito revela que as gerações mais jovens têm dificuldade em compreender e agir com base em dados no seu quotidiano.
A Geração Z tem 36% mais probabilidade do que os baby boomers de ter dificuldade em compreender os seus dados pessoais e 52% dos inquiridos preferia ler um livro de histórias do que analisar os seus dados pessoais;
O estudo revela que o Top 3 do tipo de dados mais intimidantes: 1) Dados financeiros; 2) Dados de uso de tecnologia; 3) Dados de saúde e condição física;
O mesmo estudo mostra que 78% dos inquiridos afirma que a visualização é o formato de dados mais accionável e 72% preocupa-se que as ferramentas de IA usem dados pessoais sem o seu consentimento.
A Salesforce conduziu uma pesquisa duplamente anónima através de uma parceria com a YouGov, entre 12 e 14 de Março.