Esta academia propõe-se formar 500 profissionais em tecnologias digitais nos próximos anos
O Instituto Superior Técnico e o Interactive Technologies Institute, em parceria com o Programa Carnegie Mellon University (CMU) Portugal e com o apoio da Fundação Santander Portugal, apresentaram ontem, 16 de Maio o novo centro de formação avançada em tecnologias digitais CMU Portugal Academy.
Com o objectivo de formar e qualificar pelo menos 500 profissionais nos próximos cinco anos, a CMU Portugal Academy pretende ser «um catalisador essencial para o crescimento económico e tecnológico em Portugal, alinhando-se com as tendências globais e respondendo às necessidades específicas do mercado de trabalho nacional».
A CMU Portugal Academy é uma iniciativa que oferecerá cursos de pós-graduação presenciais nas áreas de Gestão de Produto, User Experience, Data Science e Machine Learning. Estes cursos são desenhados para capacitar tanto novos talentos ou profissionais com experiência em outras áreas.
A academia também promoverá a formação de doutorandos em Inteligência Artificial centrada no cidadão, colaborando com entidades de renome como a Carnegie Mellon University e a britânica Northumbria University.
O presidente do Interactive Technologies Institute e co-director do Programa CMU Portugal, Nuno Jardim Nunes, realça que «o programa CMU Portugal tem como principal objectivo desenvolver e atrair talento para Portugal na área de ICT, sendo que a nova Academia CMU Portugal irá contribuir para alargar a base de talento que tem acesso ao que de melhor se faz a nível internacional nesta área, criando profissionais de futuro».
O lançamento, integrado num evento dedicado à empregabilidade do futuro, decorreu no Hub Criativo do Beato e contou com a participação de Fernando Alexandre, ministro da Educação, Ciência e Inovação.
Subordinado ao tema “Parcerias para a Educação do Amanhã: Construção dos Empregos do Futuro para um Portugal Digital”, o evento destacou a importância do fortalecimento das parcerias entre os sectores académico e corporativo para a educação e qualificação dos profissionais do futuro.
O painel de discussão sobre o impacto das sinergias entre a academia e a indústria na educação, e de como estas parcerias poderão moldar o futuro da educação em Portugal, teve a participação de Paulo Dimas (Unbabel), Francisco Santos, (Fundação para Ciência e Tecnologia) e Inês Rocha de Gouveia (Fundação Santander Portugal).