Prémio Fidelidade Comunidade distribui 750 mil euros por nove instituições sociais
A Fidelidade distinguiu nove organizações sociais de todo o país com o Prémio Fidelidade Comunidade, com um valor total de 750 mil euros.
Inserido na estratégia de sustentabilidade da seguradora, o Prémio Fidelidade Comunidade tem como missão fortalecer o sector social, através do apoio a instituições que desenvolvam a sua actividade nas áreas do envelhecimento, inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade, e da prevenção em saúde.
Na sua quinta edição, esta iniciativa do Grupo Fidelidade que teve o apoio da Fosun Foundation, recebeu 304 candidaturas, 41% das quais na área do envelhecimento (121 candidaturas), 34% na área da inclusão social (101 candidaturas) e 25% no sector da prevenção em saúde (82 candidaturas).
As organizações sociais vencedoras contam com o apoio da Fidelidade num valor entre os 50 e os 100 mil euros, que não é dependente do valor total do projecto, podendo a Fidelidade apoiar 100% do mesmo ou apenas uma parte.
As nove organizações vencedoras foram seleccionadas por um júri constituído por Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde e da Igualdade; Madalena Santos Ferreira, jurista; Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa; Filipe Almeida, presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social; Sandro Resende, artista plástico e empreendedor social, fundador da P28 e Manicómio; e Jorge Magalhães Correia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Fidelidade.
A quinta edição do Prémio Fidelidade Comunidade premiou as seguintes instituições:
Inclusão Social de pessoas com deficiência ou incapacidade
- Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica
- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve
- Associação de Paralisia Cerebral de Braga
Prevenção em Saúde
- Associação Cuidadores
- CDI (Center of Digital Inclusion)
Envelhecimento
- Casa de Saúde da Idanha
- Palhaços D’opital
- Pedalar sem idade
- Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão
Desde a sua criação, em 2017, o Prémio Fidelidade Comunidade recebeu 2307 candidaturas, das quais foram seleccionados 83 projectos e investidos três milhões de euros para apoiar iniciativas estruturantes que fortalecem a sustentabilidade destas entidades privadas sem fins lucrativos.