Programa educativo gratuito de tecnologias criativas para jovens chega a Lisboa

Depois da abertura em Coimbra, em Setembro de 2023, Lisboa prepara-se para abrir portas a um novo centro de aprendizagem de tecnologias criativas, no Beato Innovation District, a partir de Setembro. Promovido pela equipa da Shaken not Stirred, liderada por Pedro Santa Clara, o TUMO oferece um programa educativo complementar ao ensino formal que é gratuito, inclusivo e voluntário, para jovens dos 12 aos 18 anos.

O objectivo do projecto é criar experiências de aprendizagem em grande escala nas áreas da tecnologia e da criatividade que mudem a vida dos jovens, tornando a educação eficaz e estimulante, permitindo que todos aprendam ao seu ritmo.

O programa TUMO é um conceito educativo colaborativo com capacidade transformacional, explica Pedro Santa Clara, mentor do projecto em Portugal, «todas as gerações enfrentam os seus próprios desafios e existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O mundo digital oferece inúmeras oportunidades, mas o acesso à educação em tecnologia e criatividade é limitado. Oferecer aprendizagens de forma gratuita e alargada, ajuda a garantir oportunidades iguais para todos. O programa TUMO complementa a educação formal de maneira acessível e simples. A implementação de centros TUMO é uma forma eficaz de causar um impacto amplo e imediato».

Lisboa necessita de investir na educação dos seus jovens. O TUMO surge como uma solução para combater as desigualdades socioeconómicas e preparar os jovens para o futuro do trabalho.

O centro visa promover a diversidade social e a inclusão, acolhendo todos os jovens, independentemente da sua origem social, económica ou escolar. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes.

O centro TUMO Lisboa irá receber até 1500 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que irão adquirir competências em oito áreas de aprendizagem na interseção da tecnologia com a criatividade, nomeadamente música, animação, robótica, fotografia, design gráfico, desenvolvimento de jogos, programação e cinema.

Cada estudante terá um percurso personalizado, acompanhado por um mentor que o irá acompanhar no desenvolvimento das suas competências através de actividades de autoaprendizagem, workshops e laboratórios avançados.

O programa TUMO é presencial, gratuito e acontece em horário pós-escolar, com duas sessões de duas horas por semana. As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 3 de Junho no site.

O projecto é realizado através de financiamento privado por parte de entidades que se identificam com a pedagogia inovadora e inclusiva.

BPI | Fundação “la Caixa”, Claude and Sofia Marion Foundation, Fundação Galp, José de Mello e Vanguard Properties são parceiros fundadores do TUMO Lisboa, aos quais se juntam Fundação Santander, MEO | Fundação Altice e Worten. Em breve serão anunciados mais parceiros.

Ler Mais