![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/04/aprendizagem.jpg)
Cinco dicas da Harvard Business Review para impulsionar a sua carreira
Está a considerar uma mudança radical de carreira? Quer esteja a mudar do sector das finanças para marketing ou do retalho para TI, mais do que um salto, deve encará-lo como um compromisso de desenvolver as competências necessárias usando o tempo limitado de que dispõe. A Harvard Business Review deixa cinco dicas para fazer com que funcione.
Ora tome nota:
Assuma o compromisso de tempo. Priorize os novos objectivos de carreira, cortando actividades não essenciais. Talvez precise de deixar de lado as maratonas de Netflix e as happy hours por um tempo. Mas lembre-se, embora seja necessário fazer sacrifícios, não deve comprometer a sua saúde (física e mental) ou os relacionamentos importantes.
Escolha o seu foco. Pesquise o que é necessário na nova área. Se for preciso certificação formal, dedique o seu tempo a cursos e formações essenciais. Para campos sem requisitos rígidos, maximize a aprendizagem independente e trabalhos paralelos.
Aprendizagem gradual. Encontre formas de integrar o estudo e a formação na sua rotina diária. Isso pode significar ouvir os materiais do curso enquanto se desloca ou ler durante as pausas ou fora do horário de trabalho. Dica: aplicações que convertem texto em voz são uma ajuda preciosa.
Reserve um tempo para aprendizagem imersiva. Programe blocos de estudo consistentes, como duas horas algumas noites por semana e uma sessão mais longa nos fins-de-semana. A consistência é a chave para o progresso.
Adapte o seu horário de trabalho. Se possível, ajuste o seu horário de trabalho para acomodar o processo de aprendizagem. Considere opções como semanas de trabalho mais curtas ou funções em part-time para libertar tempo para adquirir novas competências.