Software criado por português para aumentar felicidade e produtividade no trabalho já é usado numa dezena de empresas alemãs
Apenas com capitais próprios, Miguel Regedor criou uma solução, chamada “Wellbeing Warrior”, com o objectivo de aumentar transparência, felicidade e produtividade no trabalho. Software já é usado por cerca de três mil colaboradores em 10 empresas alemãs. A ambição passa por duplicar número de utilizadores até fim de 2025.
O nome “Wellbeing Warrior” dá algumas pistas acerca das soluções que esta empresa, actualmente incubada na Startup Braga, oferece, um arsenal de ferramentas que visa fortalecer as culturas de trabalho das organizações. Concretamente, a startup portuguesa criou um software que promove, junto dos trabalhadores, uma série de iniciativas para quebrar barreiras entre equipas, promover a transparência e acelerar o crescimento profissional de cada colaborador.
A Wellbeing Warrior disponibiliza acesso, por exemplo, a quadros virtuais para submissão de feedback anónimo, ou a caixas de sugestões para que os colaboradores partilhem ideias com as equipas de liderança.
Com o mesmo intuito, o de aproximar os trabalhadores, são também promovidas sessões de “coffee break” online ou almoços “mistério” que juntam diferentes profissionais em refeições conjuntas. Há ainda programas de mentoria, ou de onboarding, que emparelham novos colaboradores a membros séniores para fomentar o desenvolvimento profissional mútuo.
As diferentes actividades que a Wellbeing Warrior dinamiza são lançadas automaticamente, de forma periódica, através de um software integrado nos diferentes canais de comunicação das empresas, nomeadamente o email, as platataformas de conversação, como o Microsoft Teams ou o Slack, e outros recursos como o calendário.
O CEO da Wellbeing Warrior, Miguel Regedor, menciona que implementar esta solução é como recrutar um super gestor de Recursos Humanos (RH). «Com este software, queremos solidificar os pilares de uma cultura empresarial moderna e resiliente: a comunicação, a inclusão, a transparência e o conhecimento. Estes princípios contribuem para uma melhor atracção e retenção de talentos, o aumento da produtividade e o crescimento das empresas. Nalguns casos, podemos poupar uma semana de trabalho por mês aos gestores de RH», destaca o profissional.
Presente no mercado desde Junho de 2023, a Wellbeing Warrior começou e continua a ser impulsionada com capitais próprios. Miguel Regedor, o fundador da Wellbeing Warrior, conseguira inicialmente angariar 50 mil euros – um valor proveniente de fundos pessoais e também de ajudas de amigos e familiares – e utilizou essa quantia para desenvolver o software nas horas livres após o emprego que tinha como arquitecto de Software numa empresa alemã.
A aposta no mercado alemão explica-se pela proximidade que Miguel mantém com a realidade local. «Trabalho na Alemanha desde 2012 e a oportunidade de contactar empresas cá do país foi muito orgânica: tinha acesso facilitado a essas empresas», sumariza.
Mas os planos passam por entrar em Portugal de forma mais firme. É uma missão que Miguel pretende alcançar até 2025. O objectivo é aumentar a equipa para 10 colaboradores e, ao nível do número de trabalhadores a usar a plataforma, é meta a ultrapassar os seis mil.