Programa de literacia financeira chega a 900 turmas de todo o País. As pré-inscrições para o próximo ano lectivo já estão abertas
Neste ano lectivo, o projecto educativo da Fundação António Cupertino de Miranda chegou a mais 18 mil alunos. Em 14 edições, foram quase 100 mil as crianças e jovens abrangidos pelo “No Poupar Está o Ganho”, que proporciona aos professores todas as ferramentas pedagógicas necessárias ao ensino da literacia financeira do pré-escolar ao ensino secundário. As pré-inscrições para o próximo ano lectivo já estão abertas.
Desde 2009 que o “No Poupar Está o Ganho” assume o compromisso de ensinar aos mais jovens a importância do dinheiro, da poupança e do consumo responsável, abordando temáticas como a gestão do orçamento familiar, o crédito, os seguros e a economia circular.
O programa decorre ao longo do ano lectivo e chega às salas de aula sob a forma de cadernos didácticos e de uma plataforma digital onde se concentram todos os conteúdos do programa, com complexidade adaptada a cada ciclo de ensino. A plataforma contempla ainda fichas de trabalho, vídeos, jogos, livros digitais e desafios que impulsionam a formação dos alunos de forma dinâmica e interactiva, respeitando os seus ritmos de aprendizagem.
Aos docentes, o “No Poupar Está o Ganho” assegura formação e planos de aula para que integrem a literacia financeira nas suas aulas, de forma simples e regular.
O ano lectivo culmina com um momento de competição: o concurso final, que convida as turmas a desenvolverem um trabalho criativo que demonstre os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Os vencedores nacionais foram anunciados numa cerimónia que premiou mais de 400 crianças que abordaram temas como poupança, seguros ou economia circular através de jogos e vídeos, apresentações digitais, música, dança, teatro e outras formas de expressão.
As pré-inscrições para a 15.ª edição do “No Poupar Está o Ganho” já estão disponíveis no site do projecto, para docentes de todo o país e de todas as áreas de ensino.