Galp juntou 2500 colaboradores no Rock in Rio em dia de jogo da Selecção. O director de Comunicação explica porquê (e o impacto que teve)
Este ano, a Galp decidiu juntar as suas pessoas num momento de festa dupla: música e futebol no mesmo local, o Parque Tejo. Foi no Rock in Rio, em dia de jogo da Selecção Nacional, que o Dia do Colaborador Galp mostrou toda a sua energia. Uma jornada do colaborador que prova aos 2500 colaboradores que a sua empresa gosta de celebrar e de proporcionar boas experiências, destaca Diogo Sousa, director de comunicação e impacto social da Galp.
Por Tânia Reis
Inicialmente, o dia havia sido idealizado para o bem conhecido Parque da Bela Vista. A nova localização no Parque Tejo trouxe alguns desafios logísticos, facilmente ultrapassados, e tudo foi planeado ao mínimo detalhe para que todos os colaboradores experienciassem sentimento de pertença, orgulho e alegria. Objectivo cumprido, com memórias que vão perdurar no tempo.
A Human Resources esteve lá a acompanhar o “Dia do Colaborador” Galp e depois falou com Diogo Sousa.
Como foi este Dia do Colaborador Galp?
No dia 22 de Junho juntámos cerca de 2500 colaboradores no Rock in Rio Lisboa. A escolha da data não foi aleatória. Num único dia, conseguimos juntar as nossas pessoas e os nossos dois principais patrocínios e parceiros: o Rock in Rio e a Selecção Nacional de Futebol, via FPF, que patrocinamos há mais de 20 anos e que jogou contra a Turquia a contar para o Europeu de futebol.
Para um dia tão especial para nós preparámos uma “jornada do colaborador”, que começou ainda antes da entrada no recinto. Entre as 14h e as 17h tivemos autocarros a partir da Gare do Oriente rumo ao Parque Tejo para transporte exclusivo dos colaboradores, com promotores a garantirem que dentro do autocarro o ambiente era de festa – uma autêntica “Party Bus”.
Chegados ao recinto, os colaboradores entraram pela nossa zona de acesso rápido – Fast Lane – e receberam um kit Galp, com panamá, cachecol da Selecção, pinturas faciais e uma pulseira LED color parametrizada para activar durante os concertos noturnos.
O nosso stand, o Energy Land, foi uma das nossas principais atracções no festival, sempre com grande afluência de pessoas. Naturalmente, quisemos que os nossos colaboradores tivessem oportunidade de conhecer esse espaço e por isso fechámo-lo durante algumas horas, estando aberto apenas para eles. E para garantir que o Energy Land nunca estaria sobrelotado, no momento da entrada no recinto os colaboradores também receberam uma pulseira com o seu respectivo horário de visita ao stand.
Às 17h dirigimo-nos para o Palco Galp para assistir ao jogo da Selecção através dos ecrãs gigantes e criámos uma enorme mancha laranja. Creio que podemos dizer que a energia das pessoas da Galp esteve em sintonia com a da nossa Selecção, que fez um grande jogo e derrotou a Turquia por 3-0. No fim do dia, também assegurámos o regresso dos colaboradores até à Gare do Oriente, nos mesmos autocarros do percurso de ida.
Para garantir que tudo corria como planeado e da forma mais organizada possível, envolvemos uma equipa de cerca de 200 pessoas, entre colaboradores internos e externos, voluntários e promotores.
Por que decidiram este ano celebrar o Dia do Colaborador no Rock in Rio?
O Rock in Rio é um território bastante interessante para nós, na medida que nos permite aproximar das pessoas, potenciando um ambiente de entusiasmo e boa energia. Naturalmente, aqueles que estão todos os dias connosco tinham de ser envolvidos nesta celebração. São eles que diariamente vestem a camisola da Galp e representam os valores desta marca. Acabam por ser a nossa principal fonte de energia.
Também contaram com colaboradores voluntários…
É verdade… e que foram incansáveis na sua ajuda. O balanço da nossa presença na edição deste ano do Rock in Rio Lisboa é bastante positivo e, se assim o é, justifica-se também pela equipa que formámos. Apenas de voluntários, contámos com o apoio de cerca de 80 pessoas.
Como seleccionaram as iniciativas?
As iniciativas e toda a “jornada do colaborador” que preparámos resultam de um grande trabalho das equipas de comunicação da Galp. É uma equipa bastante experiente na organização deste tipo de acções e que sabe escolher a melhor forma de impactar as nossas pessoas.
Esta ideia surgiu quando ainda não sabíamos que o festival seria no Parque Tejo. Idealizámos o “Dia do Colaborador” no Parque da Bela Vista, que já conhecíamos. Do ponto de vista logístico e operacional esta mudança trouxe-nos desafios, como a questão do transporte que conseguimos salvaguardar. No fim do dia, percebemos que correu tudo bastante bem, os colaboradores estavam felizes, e foi mais um excelente trabalho das nossas equipas.
Quais as que eles mais apreciaram?
Diria que o nosso stand, o Energy Land, com as suas várias activações foi o principal sucesso junto dos colaboradores, mas também dos festivaleiros no geral. Recebemos igualmente um feedback bastante positivo sobre a nossa loja Galp, que estreámos em contexto de festival. Os colaboradores já conhecem bem a oferta gastronómica das nossas lojas e não hesitaram em visitá-la. E, claro, o jogo da nossa Selecção também foi um grande sucesso, tanto pelo resultado como pela energia que sentimos no relvado do Palco Galp.
De que forma contribui para o employee engagement?
Este tipo de acções gera sempre um efeito muito positivo nas pessoas e nas várias equipas. Foi óptimo ver 2500 colegas a conviverem num ambiente de celebração e descontração e a estreitarem laços. As pessoas sentem-se valorizadas e percebem que a Galp, para além de ser o seu local de trabalho, é também uma empresa que gosta de celebrar e de proporcionar boas experiências às pessoas. Naquele dia celebrámos a música, os 20 anos do Rock in Rio em Portugal e um jogo de Portugal no Europeu de 2024, mas também celebrámos a incansável energia das nossas pessoas.