Presidente da República promulga diploma do Governo que isenta de IMT e IS compra de primeira casa por jovens. Saiba quando entra em vigor

O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o decreto-lei que isenta de IMT e de Imposto de Selo a compra da primeira habitação própria e permanente por pessoas até aos 35 anos.

 

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet lê-se que o PR «promulgou o diploma do Governo que estabelece as condições em que o Estado pode prestar garantia a instituições de crédito, com vista à viabilização de concessão de crédito à habitação própria e permanente a jovens até aos 35 anos».

O decreto-lei foi aprovado na terça-feira em Conselho de Ministros e entra em vigor em 1 de Agosto.

«Após a publicação da Lei de Autorização da Assembleia da República, [o Conselho de Ministros] aprovou o decreto-lei que isenta de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e de IS (Imposto de Selo) a compra da primeira habitação própria e permanente por jovens até aos 35 anos, através da alteração do Código do IMT e do Código do IS, até ao quarto escalão do IMT (até 316 mil euros)», lê-se num comunicado divulgado na terça-feira à noite pelo Governo.

Prevista está ainda uma isenção parcial para casas entre 316.772 e 633.453 euros (incidindo sobre esta parcela uma taxa de 8%).

Em vigor a partir de 1 de Agosto, esta medida «será acompanhada por um mecanismo de compensação para os municípios, de forma a colmatar a perda de receita fiscal», lê-se ainda no comunicado do Conselho de Ministros.

Esta isenção é atribuída na primeira aquisição de imóvel destinado exclusivamente habitação própria e permanente, sendo condição que os jovens compradores não sejam proprietários de nenhum imóvel habitacional «à data da transmissão ou em qualquer momento nos três anos anteriores» e que não sejam considerados dependentes para efeitos de IRS.

Ler Mais