Foi lançada a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa em Portugal

O Instituto Piaget lançou a primeira licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) do país, que será leccionada, já a partir do próximo ano lectivo, na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, em Almada.

 

O curso do Instituto Piaget é o primeiro em Portugal a oferecer um grau académico completo nesta área. O curso foi recentemente acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior).

«Este é um marco importante na educação em saúde em Portugal e na Europa. Com esta nova licenciatura, o Instituto Piaget reafirma o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do Ensino Superior em Portugal, ao mesmo tempo que procura dar resposta a uma necessidade crescente na formação de profissionais nesta área», destaca Rui Tomás, secretário-geral do Instituto Piaget.

A licenciatura em MTC terá a duração de quatro anos (oito semestres), conferindo 240 créditos ECTS, com coordenação a cargo da Professora Doutora Ana Varela, sendo coadjuvada pelo docente Pascoal Amaral.

O período de candidaturas já abriu para os vários tipos de concursos, incluindo o concurso institucional e os concursos especiais para maiores de 23, para alunos provenientes de cursos profissionais ou artísticos, e para estudantes internacionais (de fora da União Europeia). Com 30 vagas autorizadas para o 1º ano, as aulas têm arranque previsto para Outubro.

O Instituto Piaget conta com as parcerias da ESMTC (Escola de Medicina Tradicional Chinesa) e da NJUCM (Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing), sediada na capital da província de Jiangsu, no leste da China.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, contabilizados ainda antes da recente pandemia, a Medicina Tradicional Chinesa era praticada em cerca de 100 países, estando a sua componente de Acupunctura presente em 113.

Em Portugal, a profissão de Especialista de Medicina Tradicional Chinesa está legalmente reconhecida e devidamente regulamentada enquanto profissão de saúde, com destaque para as Leis n.º 45/2003 e 71/2013, que enquadram o seu exercício.

Na China, a Medicina Tradicional Chinesa é ensinada em 265 universidades nos graus de licenciatura, mestrado e doutoramento e o país dispõe de uma rede hospitalar própria de 4500 hospitais, secundada por cerca de 50 mil centros de saúde dedicados, correspondendo a cerca de 40% dos atos de saúde praticados no país.

Ler Mais