Procura por crédito pessoal triplicou. Adivinha para que efeito?

No segundo trimestre do ano, a procura por empréstimos ao consumo no site CreditoPessoal.pt traduziu-se num crescimento de 20% do tráfego no site da marca. Também o número de clientes aos quais foi concedido um empréstimo quase triplicou em comparação com o trimestre anterior.

Nesta percentagem incluem-se os vários tipos de crédito ao consumo, nomeadamente o crédito automóvel, consolidado e os empréstimos sem finalidade específica. Por consequência, o valor financiado de crédito ao consumo no site CreditoPessoal.pt disparou em 180% entre Abril e Junho deste ano.

Mais de 75% dos pedidos de empréstimo destinam-se ao pagamento de despesas não especificadas. Regra, os clientes procuram mais liquidez para fazer face a projectos pessoais ou custos inesperados no orçamento.

Cerca de 10,1% dos pedidos dizem respeito ao pagamento de dívidas já existentes. Nestes casos, a solução é a consolidação de créditos, para melhorar a situação financeira e evitar o sobreendividamento.

A terceira finalidade mais indicada é o empréstimo automóvel, com expressão de 7,8% da totalidade dos pedidos. Numa percentagem menos significativa, 6,4% procura crédito pessoal para obras em casa e apenas 0,3% para financiar as suas férias.

O perfil da maioria dos clientes revela que já existe um crédito habitação no orçamento familiar. São cerca de 39% os que habitam em casa própria, mas com hipoteca ao banco. Com a subida da Euribor, este pode ser um indicador da necessidade de dinheiro extra para fazer face ao custo da prestação da casa.

Por comparação, apenas 14,6% tem um imóvel já pago e 14,4% vive numa habitação arrendada. 31,7% vive em casa de familiares.

Desde o início do ano, a Gestlifes, intermediária de crédito responsável por quatro portais online (incluindo o CreditoPessoal.pt), já financiou mais de cinco milhões de euros em crédito ao consumo. Ainda que não exista um único factor em jogo que contribua para esta escalada,  tanto a inflação como o aumento do custo de vida podem ter um impacto nestes números.

Ler Mais