Este país é a primeira escolha dos jovens portugueses para estudar (e trabalhar)

O Reino Unido continua a ser o destino preferencial dos portugueses para estudar ou trabalhar. Os dados são do British Council, organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educativas.

 

Segundo os dados apurados, 24% do total de candidatos IELTS indica o Reino Unido como primeira opção, apesar de esta tendência apresentar um ligeiro decréscimo desde 2020 devido às restrições impostas pelo Brexit.

Em Portugal, os estudantes têm revelado preferência também por outros países como principais destinos para estudos English as a Medium of Instruction (EMI, na sigla em inglês), ou seja, países onde a primeira língua não é o inglês, mas onde se recorre à língua inglesa no ensino de disciplinas académicas. É o caso dos Países Baixos, que surgem em segundo lugar na lista de preferências, com 19% dos estudantes portugueses a elegerem este destino para estudar em inglês ou viver.

Em terceiro lugar deste ranking surgem outros países da União Europeia, que, excluindo os Países Baixos, representam, em conjunto, 18% do total das preferências, incluindo países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Esta lista inclui também países como Espanha, Bélgica, Itália e Alemanha. Os países europeus que registaram uma maior tendência crescente em termos de preferências foram, de facto, a Itália (+20%) e a Alemanha (+18%).

Em quarto lugar, os estudantes portugueses elegeram a Austrália para estudar. O interesse por este país aumentou cerca de 40% em relação ao ano anterior e representa 14% do total das escolhas.

Consequentemente, tem-se registado uma tendência decrescente na escolha de Portugal por estudantes nativos, com uma diminuição de 18% de 2022-2023 para os anos de 2023-2024. Portugal ocupa agora o quinto lugar no que respeita às preferências para os alunos nativos, representando apenas 10% do total de alunos que querem estudar em inglês em Portugal.

Segundo os dados do British Council, 82% dos estudantes que procuram o Reino Unido fazem-no para estudar no âmbito da licenciatura, e 18% para obter uma pós-graduação. Entre as principais áreas de estudo destacam-se, em primeiro lugar, Administração e Gestão de Empresas, seguidas de Design, Artes Criativas e Performativas, em terceiro lugar, Ciências Sociais, em quarto lugar Engenharia e Tecnologia e, por fim, em quinto lugar, Informática. Outras áreas de estudo são Ciências Biológicas e do Desporto, áreas relacionadas com a Medicina, Psicologia, Ciências Físicas, Media, Jornalismo e Comunicação.

No que respeita às instituições universitárias, verifica-se uma grande concentração de preferências. 20 universidades recebem 55% dos estudantes portugueses. A maioria destes jovens (cerca de 50%) tem idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, seguidos de jovens adultos com idades compreendidas entre os 25 e os 30 anos (20%).

Relativamente aos candidatos que escolheram o inglês para trabalhar no estrangeiro, o sector da Saúde e Serviços Sociais é, segundo dados do British Council, a área que desperta maior interesse. Segue-se o sector das Ciências e Tecnologias e, na terceira posição, Banca e Finanças. Artes e Entretenimento, e Direito e Serviços Jurídicos completam o top cinco, ocupando a quarta e quinta posições, respetivamente.

Ler Mais