MEO quer garantir que ninguém fica de fora nos festivais de música

Ouvir, dançar, ver, tocar ou ler. São muitos os sentidos que a música convoca. Ciente disso, o MEO apresenta ‘Música com Sentido’, mote que serve de base ao reforço do posicionamento do MEO num compromisso com a «garantia de que ninguém, nem nenhum sentido, fica de fora desta experiência que são os festivais de verão e os espetáculos de música que, ao longo de todo o ano, se realizam no MEO Arena».

Para permitir que a música chegue a todas as pessoas, e enquanto marca de causas, o MEO aliou-se à consultora Access Lab para desenhar um plano de acção que, no terreno, proporcione as melhores condições à recepção de pessoas com diferentes deficiências.

O MEO Marés Vivas foi o palco de estreia desta nova abordagem, que se estenderá a todos os festivais e iniciativas musicais.

As medidas de inclusão que serão adoptadas nos eventos de música abrangem três grandes áreas:
• Pessoas com mobilidade condicionada: melhoria das acessibilidades nos recintos – plataformas maiores e mais bem posicionadas; sinalética especifica; mais casas de banho especiais; balcões rebaixados em serviços-chave; stand com disponibilização gratuita de cadeiras de rodas e propulsores eléctricos, entre outros;

• População neuro-divergente: serão criadas salas de pausa e oferecidos kits sensoriais para regulação em contexto de crise; será ainda disponibilizado um guia visual do evento para informar antecipadamente a localização e aspecto visual dos principais locais e serviços no recinto;

• População surda: No primeiro dia do evento – aquele em que a língua portuguesa será a mais ouvida no palco principal, o público com deficiência auditiva terá a disposição uma zona com coletes vibratórios e interpretes de língua gestual portuguesa.

 

«A MEO tem sido pioneira na forma como sempre elegeu como prioridade garantir que a inovação tecnológica serve uma sociedade mais humana e mais inclusiva. Este é um território-chave da nossa política de proximidade e enquanto marca de causas. Há já bastante tempo que vimos investindo em medidas como os coletes vibratórios, em parceria com a MEO Arena, por exemplo. Em 2023, vimos o MEO KALORAMA ser distinguido com o selo Festival Acessível, atribuído pelo Turismo de Portugal e Instituto Nacional de Reabilitação. Agora trata-se de dar um passo em frente neste nosso compromisso com os clientes e com a comunidade em geral, alargando o universo de eventos em que isto acontece, com um plano global e estruturado nesta área», sublinha Luíza Galindo, directora de marca e comunicação do MEO.

Nesta época de festivais, além do MEO Marés Vivas, o plano de acessibilidades vai abranger também o MEO Kalorama, que terá lugar no final de Agosto, no Parque da Belavista, em Lisboa. Em 2025, o objectivo da marca é que todos os festivais aos quais empresta o nome já garantam o acesso de todas as pessoas com deficiência à música, humanizando ainda mais a experiência dos espetáculos ao vivo.

O novo posicionamento da marca estará plasmado num novo logótipo e num spot, desenvolvido pela TTouch, que será transmitido no principal palco do festival MEO Marés Vivas e nas redes sociais do MEO.

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