Instituto Piaget lança programa para reduzir o abandono escolar de quase 3500 estudantes (portugueses e internacionais)

O Instituto Piaget quer ajudar os estudantes a potenciar o seu sucesso e a reduzir o abandono escolar graças ao programa “Supera-te”, dirigido a 3400 estudantes até Junho de 2026, onde se inclui uma quota significativa de estudantes internacionais, provenientes da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

O programa é financiado em 323 mil euros pela Direcção-Geral do Ensino Superior, ao abrigo do programa Horizonte 2030, e já começou a ser implementado nos quatro polos académicos que o Instituto tem em Portugal: Vila Nova de Gaia, Viseu, Almada e Silves.

Para o actual ano lectivo, o programa vai abranger 537 estudantes, aos quais acrescem 30 estudantes que se encontram a fazer o programa Erasmus nas várias instituições de ensino superior, tanto ligadas ao ensino universitário, como ao politécnico, que integram o Instituto Piaget.

«O projecto foi desenvolvido por uma equipa de professores e investigadores em diversas áreas e visa permitir que os estudantes alcancem altos níveis de sucesso académico. Este objectivo será alcançado com recurso a tecnologias inovadoras que permitirão a criação de modelos de previsão, assim como desenvolver recursos educacionais de acordo com as necessidades de cada estudante», explica José Mendes, docente de Psicologia no Campus Universitário de Almada e coordenador-geral do “Supera-te”.

O Instituto Piaget vai também recorrer a Inteligência Artificial para modelação preditiva, o que permitirá identificar e fornecer intervenções direccionadas, para que os estudantes alcancem os seus objectivos.

O “Supera-te” assenta em três pilares fundamentais de actuação: desenvolvimento de um sistema de previsão do insucesso ou abandono escolar; desenvolvimento de acções de prevenção e redução de abandono escolar; e desenvolvimento de acções de promoção do sucesso escolar.

O primeiro pilar de acção consiste no desenvolvimento de um sistema de previsão que permita sinalizar estudantes em risco de insucesso ou abandono escolar, através de um ambiente digital que permita a captura e análise de dados que considere o ciclo de vida do estudante no seu percurso académico, sobretudo no ano de chegada ao Instituto Piaget.

O segundo pilar visa encontrar respostas a causas de abandono, com o desenvolvimento de intervenções direccionadas para eventuais constrangimentos financeiros por parte dos estudantes, problemas de saúde mental ou de desempenho académico.

Este pilar inclui um conjunto alargado de acções e recursos que visam prevenir e reduzir o abandono escolar, como é o caso, por exemplo, do projecto “Onboard” (orientado para a integração dos estudantes na fase inicial do seu ciclo académico); do projecto “Nós e os Laços” (dedicado à promoção da saúde mental, visando reduzir o isolamento e o aumento do sentimento de pertença à instituição); do projecto “Alma Matter? Estudantes africanos no ensino superior” (que visa conhecer e compreender os percursos individuais dos estudantes africanos e afrodescendentes); e do programa de Mentoria (para promover a integração dos estudantes do primeiro ano por alunos de anos curriculares mais avançados).

Finalmente, o terceiro pilar está orientado para a aplicação, por parte dos professores, de metodologias ativas e pedagogias inovadoras que ajudem a combater o abandono escolar e o insucesso académico. Uma das principais respostas incluídas neste pilar assenta no projecto Coopera, que pretende criar ambientes de aprendizagem que conduzam não só ao desenvolvimento profissional dos professores, como à promoção de práticas pedagógicas activas, onde se inclui um conjunto diversificado de métodos da chamada “aprendizagem cooperativa”.

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