Como manter a produtividade e a motivação no retalho e hotelaria durante a época alta

Na época do Verão, as empresas do sector do retalho e da hotelaria enfrentam um período de intensa actividade, com diversos desafios para responder ao elevado fluxo de trabalho. Face a este cenário, a Manpower, empresa de soluções globais de gestão do talento, partilha algumas práticas recomendadas para ajudar as empresas destes sectores a fidelizar e comprometer o talento durante a época alta.

 

Tome nota:

1. Optimizar o planeamento das operações
Para as empresas de retalho e hotelaria, optimizar o planeamento das operações é especialmente crucial durante a época alta. Nestes sectores, as operação são compostas de um conjunto rotinas essenciais que devem ser analisadas pelas lideranças por forma a planear o fluxo de trabalho e a alocação de trabalhadores, assegurando que os objectivos operacionais são atingidos.

Durante os períodos de maior movimento, o foco nesta planificação ganha uma importância acrescida, garantindo um seguimento próximo dos dados que suportam as decisões operacionais e de afectação de recursos.

Algumas abordagens nesse sentido passam pela testagem de diferentes cenários de fluxo de trabalho e consequente alocação dos trabalhadores, simulando virtualmente os picos de actividade para identificar estrangulamentos nos processos e equipamentos. Esta análise deve ter em conta a previsão de horas extraordinárias, os constrangimentos técnicos e o limite na capacidade de entrega dos trabalhadores, de forma a definir turnos que maximizem a produtividade e que mantenham o bem-estar das equipas.

Com estas práticas, as empresas poderão assegurar um desempenho eficiente e um serviço de excelência, mesmo nos períodos mais movimentados, ao mesmo tempo que asseguram uma experiência de trabalho mais positiva para as suas equipas.

 

2. Inclusão de incentivos e benefícios
Desempenhar funções nos setores do retalho e do turismo exige, em muitos casos, horários longos e um trabalho fisicamente desgastante. Por esse motivo, a oferta de incentivos e benefícios, tais como refeições gratuitas, descontos durante os turnos ou alojamento para colaboradores e familiares, pode auxiliar na atracção de talento e melhorar significativamente a proposta de valor dos empregadores.

Adicionalmente, benefícios como assistência médica, seguros de saúde e programas de bem-estar, incluindo programas de saúde mental, podem contribuir para o bem-estar e satisfação dos colaboradores, motivando-os e garantindo um melhor desempenho. Além destes, incentivos financeiros, como bónus por desempenho, podem também ser também eficazes para motivar e recompensar o esforço extra das equipas durante esta época alta.

 

3. Criação de uma cultura corporativa positiva
A par dos benefícios salariais, uma cultura corporativa positiva tem sido igualmente um fator valorizado pelo talento, sobretudo as gerações mais jovens, que procuram sentir-se valorizadas e apoiadas durante a sua jornada profissional. Por isso, a criação e promoção de uma cultura de confiança que dê abertura aos profissionais para falarem de forma aberta com as suas lideranças, expondo os seus problemas ou dificuldades, assim como propondo ideias e sugestões de melhoria, torna-se fundamental numa altura de maior pico.

Por outro lado, os empregadores dos sectores do retalho e da hotelaria devem investir numa comunicação clara e transparente com as suas equipas, sobre as condições de trabalho, de forma a alinhar e entender as suas expectativas, em particular nestes períodos de elevada procura.

As empresas do sector do retalho e hotelaria podem enfrentar os desafios da época alta com sucesso através de estratégias eficazes de planeamento operacional, inclusão de incentivos e benefícios, e criação de uma cultura corporativa positiva. Adoptar estas práticas não só garantem uma produtividade mais elevada e um serviço de excelência, como também reforçam a sua capacidade de atrair e fidelizar os profissionais, promovendo um ambiente de trabalho saudável e motivante, preparado para prosperar durante os períodos de maior actividade.

Ler Mais