Fundadores de startups já estabelecidas vão ajudar outros empreendedores através de mentoria e networking

#Youarenotalone. Este é o nome do programa que foi lançado pela 351 Associação Portuguesa de Startups e que pretende dar um impulso ao ecossistema de empreendedorismo nacional. Pela primeira vez, fundadores de startups já estabelecidas propõem-se a ajudar outros empreendedores a fazer crescer o seu negócio, com base em mentoria e networking.

«A 351 Startups é conhecida como o lugar onde o ecossistema se une, sendo que o objectivo é utilizar o poder desta comunidade, que foi construída ao longo dos últimos anos, para ajudar, de facto, as startups a crescer. Hoje em dia, contamos com mais de 1000 fundadores, mais de 40 empresas e mais de 20 Venture Capitals, pelo que queremos, com este novo programa, explorar da melhor forma estas conexões, de maneira a apoiar e impulsionar as startups na sua jornada», explica Fernando Jardim, presidente da 351 Associação Portuguesa de Startups.

«Vemos um potencial ilimitado em ter fundadores que são mentores de outros fundadores, na medida em que se tratam de pessoas que já trilharam o mesmo caminho e podem realmente orientar com conhecimento de causa.»

Ao contrário do que acontece com a maior parte dos programas do género, em que o pitch é feito na fase final, no “#Youarenotalone Startup Program” a ligação entre a startup e o Venture Capital/ parceiro é feita no dia zero. O objectivo é que a startup tenha acesso a feedback inicial que lhe permita perceber quais os KPIs que terá de atingir para garantir a próxima ronda de investimento.

Para além disso, a “Startup Membership” garante o acesso à extensa rede de mentores e parceiros da 351 Startups. Indico Capital Partners, BYND – Venture Capital, Olisipo Way e Armilar Venture Partners (como Venture Capitals); Santander, Google, NOS e SRS Legal (como empresas parceiras); e Carolina Amorim, Joana Pinto, Pedro Oliveira e Luis Valente (como mentores) são alguns dos nomes que constituem esta rede.

A 351 Associação Portuguesa de Startups apresenta ainda a “Individual Membership”.Esta subscrição dirige-se a pessoas que queiram entrar no universo da inovação e das startups, mas não sabem bem como. Assim, a comunidade propõe-se a desenhar uma jornada para que estas pessoas possam iniciar o seu percurso no mundo do empreendedorismo, nomeadamente através de partilha de conhecimento e recursos, mentoria, oportunidades de networking e, ainda, a disponibilização de uma plataforma onde estas podem apresentar as suas ideias e projectos.

Por fim, e em linha com a sua missão, a 351 Startups mantém a possibilidade de tanto as pessoas a título individual como as startups se juntarem à comunidade de forma totalmente gratuita. A “Free Membership” inclui acesso ao canal de Slack (sempre actualizado com novidades relacionadas com o ecossistema), aos eventos e a oportunidades de networking.

As subscrições para qualquer uma das opções de membership podem ser feitas aqui.

Ler Mais