Duas unidades local de Saúde lançaram concursos de recrutamento. O objectivo é contratar mais de 120 médicos

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste têm a decorrer concursos para recrutamento de médicos para várias especialidades, segundo informação publicada em Diário da República.

 

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) lançou três concursos para contratar um total de 84 médicos. Um dos concursos visa o preenchimento de 31 postos de trabalho na área hospitalar da carreira médica.

Para medicina interna e pediatria há três vagas cada, enquanto para anestesiologia, cirurgia geral, neurologia, oncologia médica, ortopedia, patologia clínica, pneumologia e psiquiatria existem duas vagas para cada uma destas especialidades.

Completam este concurso, com uma vaga cada, as especialidades endocrinologia e nutrição, ginecologia/ obstetrícia, hematologia clínica, medicina física e reabilitação, medicina intensiva, oftalmologia, otorrinolaringologia, radiologia e reumatologia.

De acordo com o documento, as vagas carenciadas, para efeitos de atribuição de incentivos à mobilidade geográfica para zonas carenciadas de trabalhadores médicos, são anestesiologia, cirurgia geral, dermatovenereologia, endocrinologia e nutrição, ginecologia/obstetrícia, medicina intensiva, medicina interna, neurologia, oncologia médica e ortopedia.

Um segundo concurso destina-se ao preenchimento de 51 postos de trabalho, sete dos quais vagas carenciadas, para médicos de medicina geral e familiar.

As vagas destinam-se aos centros de saúde de Leiria (16), Ourém (oito), Pombal (sete), Marinha Grande (seis), Alcobaça (cinco), Porto de Mós (cinco) e Nazaré (quatro).

Um terceiro procedimento concursal tem como objectivo a contratação de dois médicos com especialidade de saúde pública.

A área de influência da ULSRL corresponde aos concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós. Compreende três hospitais (Leiria, Pombal e Alcobaça) e nove centros de saúde, de acordo com o sítio na Internet do Serviço Nacional de Saúde.

Já a Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste tem a decorrer concursos para recrutamento de 20 médicos para cuidados hospitalares, 16 para cuidados primários e dois para a saúde pública na região. Esta ULS tem abertas quatro vagas para medicina interna, duas para anestesiologia e outras duas para psiquiatria, de acordo com o concurso publicado em Diário da República.

O concurso prevê também o recrutamento de um médico especialista para cardiologia, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia, medicina física e de reabilitação, neurologia, oftalmologia, ortopedia, patologia clínica, pediatria, pneumologia, radiologia e urologia.

Para os centros de saúde da região foram abertos 18 postos de trabalho para médicos de clínica geral e familiar e dois para médicos de saúde pública.

«Temos 45% dos utentes inscritos sem médico de família», disse à agência Lusa a presidente do conselho de administração da ULS Oeste, acrescentando que os concelhos mais deficitários a este nível são Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Óbidos e Caldas da Rainha.

A Unidade Local de Saúde do Oeste gere, desde o início deste ano, os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras e os centros de saúde dos agrupamentos Oeste Norte e Oeste Sul, servindo os 235 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche (distrito de Leiria), e Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço (distrito de Lisboa).

Ler Mais