Ainda se fala da passagem de Taylor Swift por Portugal. Houve um sector que teve um aumento muito significativo nas receitas…
A GfK Portugal analisou os efeitos da passagem da The Eras Tour de Taylor Swift em cinco países e o impacto local da mesma nos dados e vendas de câmaras fotográficas digitais e instantâneas.
Portugal registou um aumento significativo na venda de câmaras fotográficas digitais e instantâneas nas semanas que antecederam os concertos da cantora, com um pico de vendas observado também na própria semana dos espectáculos.
Esta tendência deve-se, em parte, à intensa cobertura mediática e digital em torno do fenómeno mundial da cultura Taylor Swift, como ao entusiasmo gerado pelos eventos associados à artista. Na Península Ibérica, o aumento da procura por câmaras fotográficas foi particularmente notório, tendo-se registado uma quebra no período imediatamente a seguir aos concertos.
Este padrão também foi evidente noutros locais europeus, nomeadamente França que recebeu quatro concertos de Taylor Swift.
A análise estendeu-se ainda à Austrália e ao Reino Unido, onde se verificou um crescimento nas receitas das vendas de câmaras digitais nesses países, na semana antes da chegada da The Eras Tour.
Ainda que a digressão de Taylor Swift seja um factor significativo, a GfK Portugal sublinha que este não pode ser isolado e afirmado como a única razão que justifica as alterações na procura por câmaras fotográficas. A proximidade do Campeonato da Europa no mês de Julho, uma possível época de casamentos nalguns países e as promoções realizadas por marcas retalhistas durante este período podem também ter contribuído para este aumento.
A análise detalhada de fenómenos culturais e eventos populares é crucial para entender os padrões de consumo. A correlação entre os concertos de Taylor Swift e o aumento das vendas de câmaras fotográficas exemplifica como diferentes elementos podem influenciar o mercado de bens tecnológicos.