Neste sector, 80% das empresas já utilizam IA

O relatório Ascendant da Minsait (Indra) “IA: radiografia de uma revolução em curso’”, que analisou o grau de adopção em empresas privadas e instituições públicas, mostra que o impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do sector já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias.

O estudo revela que grande parte das empresas do sector (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de Iinteligência Artificial (IA) nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente.

De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o sector do Turismo e Viagens está a experimentar mais com a IA é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolver casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados.

Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do sector utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo.

Um dos principais benefícios da implementação de IA no sector prende-se com a optimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos.

O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver acções. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia.

O impacto da tecnologia de IA na cadeia de valor do sector do turismo é significativo. Actividades básicas como a identificação de tendências emergentes, a gestão de reservas e actividades, ou também na área do marketing têm-se transformado com a implementação de análises preditivas, sistemas de recomendação e processamento automatizado, bem como algoritmos de segmentação e chatbots capazes de personalizar as interações.

O relatório Ascendant destaca igualmente o papel da IA na adopção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis.

Relatório Ascendant sobre Maturidade Digital 2024 da Minsait aborda, na sua quinta edição, o contexto e o grau de adopção da IA por parte das empresas e das administrações públicas. Para tal, foi analisada a informação facultada por mais de 900 organizações em diversos países, incluindo Portugal, provenientes de 15 sectores de actividade diferentes.

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