Atingiu o topo e sente-se “perdido”? Estas regras vão ajudar CEO recém-nomeados nos primeiros meses

O cargo de CEO é o sonho de muitos executivos, mas, se determinados procedimentos não forem seguidos, pode não ser bem-sucedido. Nos primeiros meses de trabalho, o CEO, muitas vezes, ainda não sabe como diminuir os riscos encontrados enquanto resolve os novos desafios e trabalha para o sucesso da empresa.

 

Existem regras que podem ajudar os CEO a terem sucesso na empresa, a curto e a longo prazo. Tendo isto em mente, a Forbes partilhou uma lista com as três regras que devem seguir nos primeiros meses.

 

Reveja tudo o que foi dito
Para conseguir o novo cargo, provavelmente passou por muitas entrevistas, incluindo jantares com membros do conselho, conversas confidenciais com o antigo CEO e reuniões com outros executivos e investidores. Todos esses momentos foram importantes, mas é preciso confirmar as informações.

Isto significa rever as anotações e identificar se há dados em falta entre o que ouviu e o que clientes ou analistas financeiros têm a dizer. Uma segunda conversa com cada membro do conselho pode ser uma boa ideia para fazer outras perguntas e descobrir problemas financeiros e operacionais que não foram mencionados nas entrevistas. Este é o momento para reflectir e perceber qual a situação real da empresa.

 

Confie na sua intuição para decisões importantes
Ocupar um novo cargo requer a capacidade de não tomar grandes decisões até conseguir todas as informações, mas estar pronto a fazê-lo se não houver mais opções.

Durante a primeira semana como CEO da Ford, Allan Mulally soube que a empresa tinha excluído a Taurus da linha de veículos, e imediatamente reverteu a decisão. Allan Mulally acreditava que a Taurus tinha valor e alocou um equipa de design para construir uma nova marca, ou seja baseou-se na intuição. Não importa a sua experiência como CEO, deve confiar em si para tomar decisões importantes desde o início.

 

Defina o que é sucesso
Talvez a tarefa mais difícil para os novos CEO seja definir o que é sucesso. É mudar de direcção, consolidar parcerias, vencer no digital? Pode definir o que é sucesso da perspectiva de stakeholders chave, incluindo o conselho, a equipa executiva, colaboradores, clientes e investidores. Pode querer incluir alguns outros, como fornecedores ou sócios, mas os cinco referidos atrás são um bom ponto de partida.

Ler Mais